# Coluna Revirando a Estante - O sem Fim de a História Sem Fim - por Jéssica Rufino



O Sem fim de A História sem Fim
Jéssica Rufino

O SEM FIM DE A HISTÓRIA SEM FIM

As paixões humanas são tão diversas como as pessoas o são. As palavras escritas logo nas primeiras páginas do livro “A história sem fim” do alemão Michael Ende, nos dão uma ideia da grandeza dessa obra.

Vemos nesse livro a magia e a graça do bom uso da linguagem, da boa escolha de palavras para criar algo que ultrapasse as barreiras do tempo.

A narrativa aborda a vida de um menino comum, apaixonado por livros e boas histórias, que tem sua vida transformada graças as aventuras vividas dentro do mundo de Fantasia, mundo existente no livro.

Vê-se que todas as histórias, na verdade, não têm fim, pois sempre há um personagem que poderá viver mais aventuras criando novas narrativas.

Em “A história sem fim” alguns capítulos terminam com a frase; “Mas essa é uma outra história, e terá de ser contada em outra ocasião”. Assim uma parte da história continua, mas alguns personagens ficam para trás, da mesma maneira que suas aventuras. Todos nós fazemos parte de uma grande narrativa, nossas pequenas e grandes histórias de vida vão se misturando se enredando a um todo, todo esse que dificilmente nos fará sentido, pois a cada dia vivemos um pouco dos fios dessa teia sem saber exatamente de que desenho fazemos parte.

Em “A história sem fim”, assim como na vida surgem personagens auxiliadores, outros complicadores, que mudam a vida de Bastian, o personagem principal. Esses personagens secundários também têm suas histórias e nelas são personagens principais. Na vida também presenciamos essas situações, no trabalho, na escola, na familia etc. Os personagens vêm e se vão com suas aventuras e emoções.

Outro ponto marcante desse livro maravilhoso é o fato do mundo de Fantasia estar morrendo e o motivo ser a incapacidade humana de acreditar nas histórias e nas fantasias. Quando Fantasia morre no mundo abstrato, o mundo dos homens também fica prejudicado ficando mais cinza e menos interessante. Esse fato chega a se tornar uma verdade, pois atualmente as pessoas e, às vezes, até mesmo as crianças estão desacreditadas do mundo de fantasia. Os seres mágicos já não lhes chamam a atenção.

E uma vida sem fantasias, sem o uso da imaginação e da criatividade é uma vida cinza.

Não conheço nenhuma pessoa amante de livros que não tenha se apaixonado pela narrativa elaborada por Michael Ende, pois todos nós sonhamos em, assim como “Alice no país das maravilhas” e Bastian em ‘A história sem fim’, cair em um mundo mágico recheado de aventuras, onde podemos conviver com a magia das grandes histórias.

Grandes lições de vida podem ser encontradas nas páginas de “A história sem fim”, lições sobre o amor, amizade, vida e morte, solidariedade, altruísmo, sede de poder etc.

É um livro apaixonante que coloriu minha infância, minha adolescência e minhas aulas.

                                                                                                          
                                                                                                
                                                                                                      

Um comentário

  1. Olá Rê, gostei muito da resenha, acredita que e nunca li nada do Michael Ende, mas pelo que eu vi ele parece escrever mto bem assim que puder vou ler algo dele
    Bjos
    Beto
    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!