# Coluna De Olho Na Literatura - Semana Edgard Cavalheiro - Resgatando a Memória do Biógrafo- por Ricardo Biazotto


Resgatando a Memória do Biógrafo
Ricardo Biazotto






Semana Edgard Cavalheiro: Resgatando a Memória do Biógrafo



Ricardo Biazotto


Resgatar o nome de uma pessoa importante de uma pequena cidade do interior é uma missão difícil, para não dizer quase impossível. As décadas em que uma pessoa permanece apenas na placa que indica o nome de uma rua podem ser suficientes para levá-la ao esquecimento, mas sua importância não pode ser ignorada, por isso nunca é tarde para arregaçar as mangas.

Quando digo sobre o resgate da memória de uma pessoa estou me referindo ao jornalista, crítico literário e biógrafo Edgard Cavalheiro, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira no século XX e que infelizmente, por muito pouco, não foi completamente esquecido em Espírito Santo do Pinhal-SP, sua cidade natal.

Edgard Cavalheiro nasceu em 06 de julho de 1911 e ainda na infância, quando conheceu o emblemático Jeca Tatu, personagem criada por Monteiro Lobato, demonstrou seu interesse pela literatura. Certa vez, ao comentar sobre a sua relação com os livros, disse que “desde que me conheço por gente ando as voltas com os livros”, palavras que podem resumir a vida de muitos dos leitores que acompanham os milhares de blogs literários espalhados pela internet.

Ao longo de toda sua vida, Cavalheiro esteve ao lado da geração de escritores que revolucionou o mercado editorial de nosso país, inclusive o próprio Lobato, que após influenciar sua vida literária se tornou o seu melhor amigo. Entre outras atividades, Edgard Cavalheiro contribuiu com os principais jornais do país, escrevendo sobre literatura e outros segmentos artísticos; organizou antologias, como “Obras Primas do Conto Universal” (1952) e “Obras Primas do Conto Brasileiro” (1957); e escreveu importantes biografias, como “Monteiro Lobato – Vida e Obra”, livro dividido em dois volumes de 900 páginas.

A maior contribuição do escritor pinhalense, que faleceu em junho de 1958, foi a sua participação na fundação da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da criação do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário da literatura brasileira. As duas conquistas, que o tornaram um nome de destaque na história da literatura, são sempre levadas em consideração quando o objetivo é resgatar o nome de Edgard Cavalheiro e apresentá-lo aos seus conterrâneos.

Desde 2000, um grupo de escritores e apaixonados pela literatura trabalha pela memória do escritor através da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”. Entre outras atividades, a instituição organizou três edições do Pin Pin de Literatura, entre 2010 e 2012, e agora participa da organização da II Semana Edgard Cavalheiro, que tem início no próximo dia 25 de outubro.

Em sua segunda edição, o evento dará uma atenção especial a vários segmentos artísticos, como a música e o teatro. Mas, como o homenageado se tornou conhecido por seu trabalho literário, a literatura será o grande destaque do evento, a começar com o lançamento do livro “Crônicas e Pesquisas: Edgard Cavalheiro Escreveu”, do pesquisador Silvio Tamaso D’Onófrio.

A escritora Paula Fábrio, autora do livro “Desnorteios” e reconhecida com o Prêmio São Paulo de Literatura, participará do evento ao lado do escritor e crítico literário Moacir Amâncio. A atração principal será o escritor Pedro Bandeira, um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil do nosso país e que está lançando o livro “A Droga da Amizade”, sexto volume da série Os Karas. Pedro Bandeira participará de um bate-papo com seus leitores e ministrará uma palestra no dia 01 de novembro, o último dia do evento.

A Semana Edgard Cavalheiro, que acontecerá no Theatro Avenida de Espírito Santo do Pinhal, tem como organizadores, além da Casa do Escritor, a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, o UniPinhal, a AATA (Associação dos Amigos do Theatro Avenida), o Governo do Estado de São Paulo e a Abaçaí Cultura e Arte.


Clique aqui e confira a programação completa da II Semana Edgard Cavalheiro através do blog da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro".


Sobre o Autor
Ricardo Biazotto nasceu em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1993. Membro da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, participou do Vol. 5 da Antologia Literária Pinhalense e da produção do documentário “Edgard Cavalheiro – Vida e Obra”. Publicou nos livros Equinócios de Amor e Amores Impossíveis, da Alcantis Editora, Sonhos (& Pesadelos), da APED Editora, e Dias Contados – Vol. 2, Moedas para o Barqueiro Vol. 3 e Amores (Im)possíveis, todos da Andross Editora. É colunista da Revista Rosa News e moderador do blog literário overshockblog.com.br. Contato: ricardo.sep22@gmail.com.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!