#Resenha - Demian, de Hermann Hesse - Editora Record - Catálogo Literário

Olá queridos leitores!



Título: Demian
Autor: Hermann Hesse
EAN: 9788501020291
Gênero: Romance alemão
Páginas: 196
Editora: Record
Cortesia da editora
Compre aqui

Sinopse:

Edição comemorativa dos 50 anos de lançamento da obra no Brasil

"Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra a convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas. Publicado originalmente em 1919, este clássico, considerado um divisor de águas na trajetória de Hermann Hesse, reflete os questionamentos do escritor alemão acerca da humana, com suas contradições e dualidades. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, Hesse descreve o processo de busca do indivíduo pela realização interior e pelo autoconhecimento.



Resenha:

Demian foi publicado em 1919 logo após a primeira guerra mundial, e se tratando de um protesto contra o militarismo germânico na época que levou toda uma juventude ao encantamento pela obra, foi considerado um divisor de águas na trajetória do escritor alemão Hermann Hesse. Demian, o levou ao Prêmio Nobel de Literatura em 1929.

A história se inicia com Emir Sinclair vivendo em um lar feliz, iluminado e religioso, mesmo lá no fundo sentindo certo deslocamento com ralação à família e a esse mundo tão perfeito e cheio de luz tentava viver na mais perfeita harmonia, até que um dia ao se deparar com um garoto oportunista chamado Franz Kromer tomou uma atitude que em seus pensamentos, jamais seria aprovada por seus pais e outras pessoas. Diante dessa fase aterrorizante que Sinclair passa a viver levando-o a adoecer, encontra Demian que mostra a Sinclair que não só o mundo iluminado existia, mas também o mundo da escuridão; da dualidade.

Assim, a narrativa passa a ser descrita desde a infância de Sinclair até fase adulta tendo Demian como uma espécie de guia e protetor durante seu crescimento e amadurecimento mesmo quando Demian distante.

Demian é um livro profundo e repleto de significados, é um chamado para o encontro de si mesmo. O livro é escrito de maneira romantizada, poética até, mas mesmo assim causa impacto no leitor, pois a trajetória de Sinclair é tumultuada e desesperadora.
É uma mostra de como as pessoas são levadas à aceitação de influências externas e às ilusões, ressalta a importância da individualidade. Um livro que nos deixa pensativos acerca de inúmeras citações que Demian expõe a Sinclair . 

Apesar de ser um livro curtinho e terminar com Sinclair aos 18 anos é de um contexto gigante com passagens ora reais, ora fantasiosas vividas pelo personagem. E lendo o posfácio tenho que concordar com Ivo Barroso, que os personagens aqui criados por Hermann Hesse, nada mais são que o próprio Hesse.

Leitura fluída e instigante e que me cativou. Encantou-me com certeza.

Um livro reflexivo e arrebatador.

A capa está linda com a imagem de uma aquarela, talvez seja reprodução de uma das pinturas de Hesse, a edição está perfeita, a Editora Record está de parabéns como sempre.

Recomendo.


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!