#Coluna - De Olho na Literatura - Um brinde a fantasia, por Larissa Xavier



Um brinde a fantasia.
Larissa Xavier


Dragões, bruxos, duendes, seres com poderes mágicos. Talvez essas expressões já despertaram em sua mente a lembranças de dezenas de historias que você já leu ao longo de sua vida e certamente ouviu quando criança da boca de adultos para lhe assustar. O negocio é que é que a fantasia mexe com todos nós. Faz com que o leitor retorne a sua infância, faz com que monte um dragão e saia voando desde Narnia á Terra Media. Com a ajudinha de um bom escritor você certamente já foi a Howgwarts, passeou pelos campos gelados de Winterfell, voou sobre a Terra do Nunca e quem sabe até deu uma voltinha pelo Olimpo.

Faz parte do ser humano desde a antiguidade contar historias, passar adiante seus conhecimentos e experiências, nem que para isso ele tenha que aumentar sua valentia. Assim, com a ajuda dos bardos e muita imaginação, nasceu a fantasia, com seus lobisomens, bruxos e dragões. Afinal quem conta um conto aumenta um ponto (especialidade desses escritores fantasiosos). Quem nunca se viu louco de curiosidade em saber a origem dessas historias fantasiosas ou de uma lenda bem contada? A graça esta aí, em não saber.

O objetivo de um livro é transportar o leitor para um mundo que não é seu, é mostrar para ele novos caminhos, apresentar a ele pessoas novas, incentivar a imaginação. A fantasia não deixa a desejar quanto a isso. Ela mostra ao leitor mundos encantados, seres imaginários e personagens fantasiosos que nos fazem questionar a nós mesmos.. A magia da fantasia transporta um leitor para longe de seu mundo, o faz imaginar, sonhar acordado.

Ler um livro de fantasia é uma experiência indescritível e prazerosa. Faz a gente acreditar que um escritor é alguém capaz de fazer magia ao nos transportar para mundos além de nossa compreensão.

Para quem quer dar um passeio para um mundo encantado, segue algumas dicas de fantasias atuais e clássicas que superam nossa capacidade de imaginar. Boa viagem, boa leitura.



As crônicas de gelo e fogo- R.R. Martin

A Song of Ice and Fire é uma série de livros de fantasia escrita pelo autor e roteirista norte americano George R.R. Martin. A historia em estilo medieval se baseia na guerra entre famílias poderosas que disputam o controle dos sete reinos e a posição de rei no trono de ferro. Há além de dragões há seres sobrenaturais conhecidos como Os Outros que habitam o outro lado da muralha de gelo ao Norte. 

O sucesso do livro foi tamanho que uma serie de Tv foi encomendada e produzida pela HBO. A serie deu mais notoriedade aos livros que já foram traduzidos para mais de vinte idiomas, com mais de 4,5 milhões de copias impressas nos Estados Unidos. Ganharam prêmios como o Locus, o Nébula e o Hugo, importantes na literatura. 

Se você é um amante de ficção fantástica As Crônicas de gelo e fogo é uma leitura imprescindível. 




O senhor dos anéis- J.R.R. Tolkien 

O senhor dos anéis ou The Lord of the rings é uma trilogia de livros de fantasia conhecida mundialmente. A saga começa com O hobbit e logo após a sequencia A sociedade do anel, As duas torres e O retorno do rei. O livro é fruto da imaginação poderosa de Tolkien. A historia é grandiosa, passa-se em uma terra imaginaria chamada de Terra Media. A trama é rica em detalhes e descrições- o que chega a cansar alguns leitores e cativar outros que se perdem em suas descrições geniosas. Gira em torno de um anel cobiçado por muitos. A historia é centrada em Frodo e seus amigos hobbits. Conta com um mago poderoso, Gandalf, com heróis que nos inspiram, além de grandes homense grandes mulheres, que pela profundidade acabam por se tornarem reais para os leitores. 

A obra foi adaptada para o cinema em três super produções recordistas de Óscares. Recentemente O hobbit ganhou sua versão nas telonas. Indispensável para um leitor assíduo, O senhor dos anéis é uma obra que atravessou o tempo, cativou gerações e certamente continuará a povoar o imaginário dos amantes de literatura. 




As crônicas de Nárnia- C.S. Lewis 

Um guarda roupa capaz de te levar para um mundo imaginário- eis o sonho de todo leitor que se preze. Afinal um bom leitor ao menos já ouviu falar de Narnia ou de Aslam o leão magnifico da historia. As historia é dividida em sete crônicas- O leão, a feiticeira e o guarda-roupas, Príncipe Caspian, A viagem do peregrino da alvorada, A cadeira de prata, O cavalo e o seu menino, O sobrinho do magico, A ultima batalha. A historia envolve crianças aventureiras, faunos, cavalos falantes e animais fantásticos. Faz o leitor se sentir um verdadeiro narniano. Descrições impecáveis, personagens cativantes e uma terra recheada de magia, do melhor que a fantasia pode nos oferecer. Super recomendo. Diversão na certa! 




Trilogia Fronteiras do universo- Philip Pullman 

A obra de Pullman é rica em detalhes, como todo o autor de fantasia ele não deixa a desejar quando a ideia é transportar o leitor para os mundos criados por ele. Os livros- A bussola de ouro, A Faca sutil e A luneta Âmbar- são de tirar o folego. A historia não é cansativa apesar das inúmeras descrições. 

É uma leitura acessível mesmo para leitores que apenas iniciaram o gosto pela leitura. Livros extremamente cativantes, fáceis de ler, difícil é emergir dos mundos criados por Pullman. 

A obra é cheia de teorias e conspirações que fazem o leitor se sobrecarregar de perguntas- quando? Por quê? Como? 

Os livros não perdem o ritmo encantador ao longo da trilogia. A obra é uma super indicação. Leitores assíduos de fantasia vão amar.




Alice no país das maravilhas- Lewis Carroll 

Alice é a obra mais conhecida de Carroll, considerada a obra clássica da literatura inglesa. A historia conta as aventuras de uma menina- Alice- que após seguir um coelho cai uma toca, de lá ela vai parar em um lugar magico, uma terra encantada e fantástica, povoada por seres imaginários. O livro conta com enigmas que, mesmo simples, nos fazem para pensar. A popularidade de Alice é inquestionável, sendo um dos livros mais lidos de todos os tempos. Teve adaptações para TV, teatro e cinema, sendo a mais recente Alice em Wonderland, de Tim Burton. Os personagens lendários como o Chapeleiro e a Lebre de Março povoam a mente de crianças e adultos ao longo do século. É difícil você encontrar alguém que nunca leu ou ouviu falar de Alice (se encontrar ele deve ser muito desavisado). Uma historia bem fluida, diversão e aventuras mil, é isso que você pode esperar de Alice, um clássico dos clássicos. Se você quer viver um sonho acordado, procurar Alice para ler é o caminho certo. 




                                                                                                              Larissa Xavier























Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!