#Coluna - Por falar em Séries... Halloween, por Daniele Fernandes

Olá, viciados em séries!

Estamos na semana do Halloween e, aproveitando o clima assustador da época, eu trouxe umas dicas de séries sobrenaturais e de suspense/horror pra vocês. Vou logo avisando que exclui as óbvias e já conhecidas Supernatural, American Horror Story e Bates Motel e deixo aqui dicas de outras séries não tão conhecidas mas que valem a pena serem vistas.



Penny Dreadful




De longe minha preferida nessa lista. Penny Dreadful se passa na Londres Vitoriana e traz elementos do sobrenatural numa aura de suspense e terror que empresta personagens da literatura clássica como Dr. Victor Frankenstein, Van Helsing e Dorian Gray para dar o tom da trama. O plot principal da primeira temporada é a busca de Sir Malcolm Murray por sua filha, que ele acredita ter sido capturada por forças sobrenaturais. Junto a ele trabalha, se é que se pode chamar de trabalho, a enigmática médium Vanessa Ives. Uma fotografia incrível, figurinos cuidadosamente escolhidos e uma trilha sonora muito bem escolhida ajudam a dar o clima de suspense, sempre tratando de um ou outro ponto do mundo espiritual e do ocultismo. Algumas cenas são realmente de dar arrepios, com destaque para a fabulosidade de Eva Green, que da vida à Lady Vanessa Ives. Além de super valer a pena, as temporadas são curtinhas. Oito episódios na primeira temporada e dez na segunda. E ela foi renovada para uma terceira temporada que começa ano que vem.



Harper’s Island

Uma minissérie de treze episódios, Harper’s Island trás o já conhecido tema de um assassino num local fechado que vai matando um a um os personagens da trama. Nem por isso se torna menos interessante. A ilha de Harper, local escolhido por Henry e Trish para seu casamento, foi cenário de um massacre sete anos antes, quando um serial killer chamado John Wakefield assassinou diversas pessoas, inclusive a mãe de Abby, a melhor amiga de Henry. Enquanto se reúnem para comemorar as festividades do casamento, aos poucos os personagens vão sendo mortos, o que deixa um grande clima de desconfiança entre os próprios convidados. Passado e presente se misturam devido aos acontecimentos e muitas questões são levantadas. A maioria delas, no entanto, só é solucionada no último episódio. A história é interessante e tem personagens que da pra amar e odiar, e às vezes isso nos confunde porque nem tudo é o que parece. É um suspense bem construído, com bastante mistério e um final surpreendente. Essa série também me lembra um pouco o livro E Não Sobrou Nenhum, da minha amada Agatha Christie.




Salem


Se você curte bruxas e séries de época, vai gostar de Salem. Ambientada no século XVII, Salem acompanha a caça às bruxas daquela época. A série começa quando o herói de guerra John Alden retorna à sua aldeia e se depara com toda a movimentação gerada pela caça às bruxas, enquanto sua própria namorada/ Mary Sibley não só é uma bruxa como é a líder do clã e tem uma missão a cumprir. Os protagonistas são muito bem construídos e personagens secundários bem interessantes e igualmente bons (ou maus haha). Alguns sustos são inevitáveis, mas o clima de tensão está sempre presente, assim como algumas cenas perturbadoras, mas dosadas, do lado sangrento da bruxaria. 





Hannibal


A linda, extremamente bem feita e muito delicadamente trabalhada Hannibal. Já falei sobre ela aqui no meu post anterior sobre séries baseadas em livros, mas acho que ela não recebe todo o amor que merece então vou falar dela aqui de novo.
Hannibal acompanha o investigador Will Graham, que tem uma habilidade impressionante de se colocar na mente do assassino e assim chegar à conclusão dos casos. Quando uma série de crimes bizarros começa a acontecer, o Agente Especial Jack Crowford o convida para ajudar no caso. Will então conhece o Dr. Hannibal Lecter, em decorrência do trabalho, e aos poucos vamos acompanhando a aproximação e uma crescente amizade entre os dois. Hannibal é um renomado psiquiatra forense, com um charme frio e um magnetismo pungente, do tipo que poderia pedir a alguém, muito sutilmente, que pulasse de uma ponte por ele, e seria prontamente atendido. Além disso, ele também gosta de estar sempre bem vestido e de cozinhar. O canibalismo não é explícito, mas as cenas estão lá, os indícios estão lá, e há um trabalho psicológico de indução a essa nuance que é extremamente bem executado. Além disso, a fotografia da série é sensacional e casa muito bem com os roteiros bem elaborados. Muitas vezes o horror explícito é uma representação interna de emoções ou sensações dos personagens. Talvez nem todos os expectadores estejam prontos pra isso, mas para aqueles que gostam de séries que te fazem pensar, que gosta de um mistério e uma boa dose de horror psicológico (e, bem, um pouco de sangue) as três temporadas de Hannibal valem super a pena. 



Menções honrosas
Duas séries que também abordam o tema sobrenatural, mas de forma bem mais leve, são Ghost Whisperer e Medium. Em Ghost Whisperer acompanhamos Melinda Gordon, a proprietária de uma casa de antiguidades que tem a habilidade de ver os espíritos dos mortos. Melinda é uma espécie de “mediadora”, que ajuda os fantasmas com seus negócios pendentes e assuntos não resolvidos para que assim eles possam encontrar a luz.

Em Medium, Alison Dubois tem uma função parecida. Ela trabalha para a promotoria, usando suas visões e sonhos para ajudar a solucionar crimes enquanto tenta equilibrar a vida de esposa e mãe de três meninas. Embora sejam séries bem mais amenas em comparação às outras, são igualmente boas e também tratam de assuntos diversos e intensos em diversos capítulos. 



Uau! Só falei de séries hardcore hoje, hein?! Haha

Prometo que o próximo tema será um pouco mais leve. E você, tem alguma dica de série de terror/horror/mistério/suspense para complementar o post? Conhece e/ou acompanha alguma dessas? Conta aí nos comentários!
 
                                                                                                                      Daniele Fernandes

3 comentários

  1. Oi Dani!!!!!

    Menina, quando vi a chamada desta postagem não resisti! Precisava vir ver... tem pouco tempo que comecei a me aventurar em séries e, como vicia!!!! Caramba rsrsrsrs. Aí o meu tempo que já era curto, ficou impossível! Por acaso vc não conhece alguma magia pra fazer o dia durar 30 horas não???? rsrsrsrs

    Destas que citou, só não conheço a Harper's Island. Adorei a ligação com a história da Agatha Christie e o fato de ter somente 13 episódios... vou ver!!!!

    Beijos!!!! Parabéns pela coluna, tá ficando linda.

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nadja! Obrigada, fico feliz que está gostando :)
      Séries são viciantes, mesmo. Infelizmente ainda não descobri uma mágica pra fazer o dia durar 30 horas, mas bem que eu queria! kkkkkkkkkk

      Sobre Harper's Island, eu ja tinha lido o E Não Sobrou Nenhum e assistido o filme, quando vi a série foi impossível não associar alguns elementos da série com o livro. E o bom é que é curtinha, da pra assistir no feriadão :)

      Obrigada pelo comentário
      beijos!

      Excluir
  2. Oi, Dani! Por incrível que pareça, eu não conhecia Harper’s Island. Fiquei com vontade de assistir, duro é ter tempo!
    Eu só não gosto de Hannibal, as outras todas eu adoro!

    Bjs!
    Cris

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!