#Resenha - O Próximo da Fila, de Henrique Rodrigues - Editora Record - Catálogo Literário, por Renata Maiochi


Título: O Próximo da Fila
Autor: Henrique Rodrigues
EAN: 9788501105653
Gênero: Romance Brasileiro
Páginas: 192
Editora: Record
Cortesia da Editora


Sinopse:

"O próximo da fila é um original e divertido romance de formação, que retrata com leveza e poesia os sonhos, as frustrações e os medos de uma das épocas mais conturbadas que vivemos: a entrada na vida adulta. Após a morte do pai, o protagonista de O próximo da fila – de quem não sabemos o nome – se vê subitamente responsável por ajudar a mãe a cuidar da casa e do irmão mais novo. Jovem e inseguro, consegue emprego em uma rede de fast-food, trabalho que tenta conciliar os estudos, e encontra seu primeiro amor – uma garota cujo sumiço misterioso será derradeiro passo da dura e necessária transição para a maturidade."



Resenha:A adolescência e amadurecimento não parecem estar sendo fácil para ele. Muito cedo o pai faleceu e ele se vê em um momento totalmente perdido, sem rumo e sem saber o que fazer. Com a morte do pai, as perdas foram grandes, teve que deixar a escola particular e estudar na escola pública. Teve que sair da casa onde cabiam todos os móveis, e partir para um bairro de periferia, numa casa onde mal se acomodava o necessário para se viver. Teve que deixar o quarto e dormir na sala... Entre tantas perdas, ainda tem que assistir sua mãe trabalhando exaustivamente para que não faltasse básico em casa, além de aguentar todas as crises de uma tia muito chata, que literalmente tirou a vida para pegar em seu pé. 
O tempo passa para ele e então surge o interesse de começar a trabalhar para poder ajudar em casa.
Consegue então o trabalho numa rede famosa de fast-food e lá o mundo lhe é apresentado.


Minha opinião: Ler um livro onde não somos apresentados aos personagens é um tanto quanto confuso... Acho estranho identificar personagens por mãe, tia, gerente do bigode.... Sinceramente preferia “nomes aos bois”.

Outra questão meio confusa é a falta de travessão no começo de cada fala, aspas, ou qualquer coisa que indique um diálogo, tive que voltar várias vezes ao parágrafo anterior para não me confundir.

O livro é em primeira pessoa, embora alguns trechos parecessem ser em terceira em alguns momentos podemos ler “... já no final do dia, minha mãe...” e em outros “a mãe não quer tirar os plásticos que envolvem...” Enfim, achei meio confuso...

Fora esses três pontos, o livro aborda um fato extremamente importante, que é o assédio moral que infelizmente ainda acontece em muitas empresas, e para um adolescente tímido, inseguro isso pode ser traumático.

Tudo o que 80% dos adolescentes passam na fase de transição para a fase adulta acontece e é retratado de forma crua, bem bacana de visualizar. O primeiro namoro, os primeiros porres, a primeira vez... Sem contar o esforço para poder conciliar o estudo com o trabalho.

As páginas são amarelas, o livro é dividido em partes, e depois parágrafos, e o final do livro é marcado por uma situação que me deixou sem palavras, realmente eu podia esperar qualquer coisa, exceto por isso. 


                                                                                                                                Renata Maiochi

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!