#Resenha - Camarilla, de R. R. Baltazar - Chiado Editora

Olá queridos leitores!

Sinopse:

"Num mundo cosmopolita negro e amaldiçoado, há pelo menos um vampiro destinado a suceder!
Entre os jogos e as intrigas no seio da elite vampira, os divertimentos sexuais e os actos macabros pelo domínio do poder, há um conjunto de indivíduos que se une apesar das suas diferenças e objectivos. Todos eles tornam-se ícones numa guerra pela sobrevivência!
A habilidade com que o acaso e o destino interferem nas vidas humanas e vampiras, permite aos que outrora foram rejeitados e esquecidos pela sociedade, uma vingança apetecível mas cruel. Pois quando a justiça falha, a vingança acerta!
Tudo começa quando se morre..."


Resenha:

Quando Rui Vasto, um humano solitário é transformado sem que ele queira em vampiro, passa a ser protegido por um antigo e poderoso vampiro chamado Montenegro, um dos líderes do conselho Camarilla e assim, Rui passa a “viver” dentro de um mundo conturbado e perigoso.

A literatura fantástica, principalmente as que falam desses seres fascinantes que há muito tempo mexem com minha imaginação sempre me despertam interesse.

A história que o autor nos apresenta em Camararilla, é bem diferente do que costumamos ler, onde vampiros dependem da raça humana para sobrevivência e são caçados constantemente.

Ruben Baltazar nos leva diretamente para um mundo onde os vampiros têm suas próprias leis, agindo com arrogância e grandeza, desprezando a sociedade humana. É um mundo pós-moderno onde sangue artificial está sendo criado, o mundo vampiro querendo dominar e escravizar os humanos e uma disputa de poder dentro da ordem pela Camarilla um mundo regado à traições e intrigas.

Me deparei com muitas cenas sangrentas, e apesar da sinopse do livro ser sugestiva, não encontramos cenas eróticas, somente citações ao ato sexual.

Além dos personagens vampiros, o autor introduziu na trama um espírito misterioso que falava diretamente com Rui Vasto, um pintor que aprisiona almas em suas pinturas e um lobisomem que passa a integrar a nova ordem depois da extinção da Camarilla.

Encontramos sutilmente críticas, tanto para com a sociedade e suas diferenças quanto para acontecimentos relacionados à religião.

O autor usou de uma criatividade incrível para elaborar a história, mas achei que faltou mais mistério e suspense nos acontecimentos que passaram muito rápidos de uma coisa à outra e isso deixou lacunas na narrativa.

Os personagens apesar de serem interessantes, Ruben - autor, poderia ter “trabalhado” mais a personalidade de cada um, e apesar de Ruiu Vasto ser o personagem que deu início à história, quem mais me cativou foi Montenegro, um personagem forte e dominante na trama.

Essas mudanças rápidas de acontecimentos, acabou deixando a leitura um pouco arrastada, mas mesmo assim, não deixou em nenhum momento de ser uma história interessante e recheada de acontecimentos sinistros, principalmente as cenas de iniciação dos vampiros transformados recentemente.

No final, foi deixado um gancho para uma possível continuação, pois ainda ficou em suspenso de como Rui Vasto, Bellamuerte e Ricardo vão salvar parte da alma de Montenegro que está aprisionada no inferno pelo pintor de Veneza e o que os antigos conselheiros da Camarilla, agora extinta, irão descobrir acerca de um vírus que está se espalhando entre os humanos transformando-os em vampiros.

Encontrei alguns errinhos de revisão que nada atrapalhou na leitura.

A capa foi muito bem elaborada, está linda e misteriosa a Chiado Editora está de parabéns.


Image and video hosting by TinyPic

2 comentários

  1. Ruben Baltazaragosto 29, 2015

    Muito obrigado pela resenha!! Adorei!! É sempre bom ter em conta os lados positivos e negativos, coisa que foi feita com bastante rigor.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruben :)

      Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado da resenha!!

      Beijos,

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!