#Resenha - Mitos Clássicos, de Jenny March - Editora Civilização Brasileira - Catálogo Literário, Grupo Editorial Record

Olá queridos leitores!



Mitos clássicos

Jenny March

Um guia fundamental dos mitos e lendas que moldaram o mundo
Os mitos da Grécia e Roma antigas estão entre as mais dramáticas e apaixonantes histórias de amor, guerra, heroísmo e traição criadas pelo homem. Seus personagens inspiram as artes e ajudam o homem a compreender a si mesmo: Ícaro voa perto demais do sol, Prometeu rouba fogo dos deuses, Édipo vive sua tragédia incestuosa.
Agora os apaixonados pela mitologia antiga têm em mãos um guia essencial. A famosa classicista Jenny March apresenta uma deliciosa compilação dessas histórias e conduz o leitor às origens, transformações e interpretações dos mitos que moldaram o mundo. Mitos clássicos é o guia mais completo para o estudo desses mitos e lendas inesquecíveis.


Resenha:

Fascinante - essa foi a única palavra que encontrei para definir esse livro.

Jenny March cativa o leitor já nas primeiras páginas, onde, com uma escrita encantadora nos leva para um mundo de deuses e homens, de heróis e monstros da Grécia e Roma antigas. 


Meu fascínio pela mitologia grega é antigo e anda ao lado do sonho que tenho de poder conhecer a Grécia, e quando me deparei com esse livro, não hesitei em solicitar.

Aqui temos a oportunidade de conhecer desde às origens e interpretações dos mitos que sempre vemos falar superficialmente até conhecer intimamente cada personagem dessa narrativa tão intensa e arrebatadora.

Um mundo que arrebata e assusta ao mesmo tempo, pois quando pensamos em deuses, logo os imaginamos seres poderosos, com compaixão e beleza sem fim, e descobrimos aqui que realmente são poderosos, mas também vingativos, ciumentos e violentos e nem sempre lindos como imaginamos.

Outra coisa que leva o leitor ao fascínio absoluto, é que no livro, os mais antigos mitos registrados são encontrados em poemas de Homero e de Hesíodo do século VIII ao VII a.c e aparecem também na arte grega, como passagens dos heróis retratadas em vasos, quadros e estátuas que eram erguidas para culto aos deuses por ondem passavam e deixavam suas marcas. 
Além dessas histórias e vida desses personagens, esses trechos e fragmentos de poesias que tivemos a sorte de chegar até nós contribuiu muito para com a história, algumas dessas poesias estão em inglês no livro, mas com tradução no rodapé.
E isso tudo nos aproxima mais ainda da fascinante cultura grega.

Os mitos gregos predominam no livro, mas podemos ver também como os romanos entraram diretamente em contato com a cultura grega.

Duas histórias me cativaram de forma total, a de Héracles (Grécia) Hércules (Roma) e seus doze trabalhos durante doze anos em que serviu Euristeu, castigos impostos por Hera esposa de Zeus, que devido Héracles ter nascido de uma traição do marido resolve se vingar no filho. Essa história é incrível, pois tive a oportunidade de saber a fundo toda a trajetória desse herói tão famoso e um dos mais importantes dentro da mitologia grega e a linda história de amor entre Psiquê uma mortal e o deus do amor Cupido (Eros) que encontramos no capítulo Mitos de Amor e Morte, simplesmente apaixonante, um verdadeiro conto de fadas.

Mitos Clássicos é um guia fascinante para estudo, uma leitura densa sem ser cansativa, com histórias apaixonantes de amor, guerra, heróis, titãs, monstros e traições.

A capa é linda, branca com ilustrações em relevo, a edição está perfeita, com belos mapas e uma introdução espetacular, no final contamos com uma densa bibliografia. Tenho que parabenizar a Editora Civilização Brasileira por essa incrível edição.

Obra obrigatória em qualquer estante.


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!