#Resenha - O Sol é para todos, de Harper Lee - Editora José Olympio - Catálogo Literário, Grupo Editorial Record

Olá queridos leitores!


Sinopse:

O Sol é para todos

Harper Lee
Um livro sobre racismo e injustiça - a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos nos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.






Resenha:

O Sol é para todos conta a história de Atticus Finch, um advogado responsável pela defesa de um negro acusado de estuprar uma mulher branca em Maycomb, município do Alabama, Estados Unidos, no ano de 1930. E cercados por preconceitos racistas e sociais, os filhos do advogado passam a enfrentar insultos de alguns moradores da cidade.

A história é narrada por Scout Finch uma menina de oito anos que junto do irmão Jem e do amigo Dill que se encontram nas férias de verão, nos traz uma história incrível e sensível, Scout nos mostra com suavidade como enxerga o racismo e as diferenças sociais de uma cidade pequena e limitada, repleta de injustiças e habitantes preconceituosos.

A narrativa dessa personagem é simplesmente encantadora, uma criança perspicaz e com uma sensibilidade que comove o leitor do início ao fim da leitura.

Que livro! Realmente, mesmo tendo sendo escrito há poucas décadas, O Sol é para todos é um clássico sem sombra de dúvida.

A maneira como racismo é abordado pela visão de uma criança deixou o livro tão envolvente que fica impossível parar de ler.
Narrativa ágil, intensa, com personagens bem construídos, escrita coesa que cativa e prende o leitor.

Scout é apaixonante, os diálogos entre ela, Atticus e Jem, são encantadores, de uma Inteligência impressionante ela vai mostrando o que pensa sobre todos os acontecimentos na história, desde os insultos que ela e o irmão sofrem, até seu dia-a-dia com travessuras e curiosidades naturais da infância.

Cheguei ao final da leitura lamentando por ter acabado.

Um livro para ler várias vezes, é uma lição de vida, faz aflorar o que há de melhor em nós.

É necessário que se torne leitura obrigatória no Brasil onde o preconceito ainda é um grave problema.

Tocante.

Recomendo

A capa é linda, o pássaro na capa é um Rouxinol, que no decorrer da história sabemos o seu significado. Edição perfeita. A Editora José Olympio está de parabéns.


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!