# Resenha - Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven - Editora Seguinte


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Resenha:

Violet e Finch são da mesma escola, da mesma classe, mas de círculos de amigos totalmente diferentes.

Violet é popular, pensa em cursar Escrita Criativa na faculdade, adora escrever, cercada de amigos populares e um namorado lindo.
Finch, só conta com dois amigos e é visto por todos na escola como “aberração” .

Depois da perda da irmã, Violet se afasta de todos, de escrever e do sonho da faculdade, e em um dia, sobe na torre do sino da escola e lá encontra Theodore Finch e assim Jennifer Viven nos leva diretamente para o mundo desses dois personagens marcantes e intensos.

Violet e Finch são daqueles personagens que o leitor se apaixona logo de cara, eles são intensos, a autora os criou com sentimentos reais e isso torna a narrativa mais tocante ainda e impossível de esquecê-los.

Conhecer Violet e Finch, apesar de doloroso, foi uma experiência única para mim.

Até agora estou relutante em escrever essa resenha, não sei se conseguirei expressar corretamente o que senti durante a leitura, às vezes acredito que não sou boa nisso, principalmente diante de uma história tão diferente da sinopse apresentada no livro, onde esperamos um final feliz e superação de ambas as partes.

A história é narrada em primeira pessoa pelos dois personagens e isso torna tudo muito real e tocante.

Enquanto Violet passa por uma fase terrível com a perda da irmã, Finch que é intenso, profundo, sentimental, inteligente e divertido, encontra várias maneiras de mascarar seus problemas internos e passa o tempo todo se preocupando com rótulos e o que as pessoas pensam dele.
E durante um trabalho de Geografia em dupla, Violet e Finch desenvolvem um pelo outro sentimentos muito maiores que uma simples amizade.

É doloroso enxergar o mundo pelos olhos de Finch. Não tem como segurar as lágrimas durante a leitura, chorei a cada página e a cada capítulo, juro que tentei me controlar, mas foi impossível.

Jennifer nos arrasta da ficção para a realidade, e a realidade nem sempre é bonita e essa posso dizer que foi aterradora.

Apesar dessa avalanche de emoções que mexem constantemente conosco nos arrancando lágrimas e nos deixando com o coração em frangalhos, Jennifer conseguiu acrescentar muitas aventuras e trechos divertidos na história, tornando assim uma narrativa fluída e cheia de surpresas.


Violet e Finch conhecem lugares incríveis, vivem experiências incríveis na narrativa. A autora escreve de maneira encantadora mesmo expondo fatos dolorosos, e Finch foi tão “tudo” para Violet que ele conseguiu fazê-la voltar a viver novamente, mesmo Finch tendo tantos problemas e não sendo capaz de fazer o mesmo por si.
Jennifer Niven, fez muito mais que escrever algo “provocativo, difícil, triste, mas divertido” ela escreveu um alerta sobre uma realidade alarmante.

E eu chorei não só pelo Finch da história, mas por milhões de “Finchs” que são maltratados por pais violentos, negligenciados por mães e irmãos que vivem alheios à tudo, pelos “Finchs” que sofrem bullings e que são descriminados, ignorados e vistos como estranhos por colegas. “Finchs” que vivem problemas emocionais e tentam esconder por vergonha de falar como se sentem.

E chorei até para escrever a resenha.

Por Lugares Incríveis é marcante e comovente.

Vai ser impossível esquecer esse livro.

A capa é linda e criativa, outra coisa bacana é que nas últimas páginas encontramos um mapa e descrições dos lugares incríveis que Violet e Finch visitaram, e endereços de organizações para ajuda às pessoas com problemas emocionais. Tudo isso tornou a edição perfeita, a editora Seguinte está de parabéns.


Essa resenha foi escrita originalmente por mim para o site Papiro Digital no qual sou colaboradora.

Image and video hosting by TinyPic

7 comentários

  1. Concordo com você, a capa é linda! Acho a premissa desse livro muito boa, não vejo a hora de lê-lo (e chorar bastante rs). Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wis :)

      Obrigada pelo comentário.

      E tenho certeza que você vai chorar muito, realmente esse livro é tocante e mexe com nossas emoções.

      Bj

      Excluir
  2. eu simplesmente amei, mdssss parece ser tao perfeito que eu quero ja ler logo pra onteemmm, se eu nao estivesse lendo um livro no momento ja estaria comecando esse. coloquei na minha lista e cabulei um pouco pq ele ja eh o proximo que eu vou ler.. posso ate falar que eu nao gostei da capa massss a historia conquista a gnt so pela sinopse..

    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lud,

      Obrigada pela visita e comentário!

      Espero que consiga ler logo!

      Bj

      Excluir
  3. Depois de tudo o que conversamos, fiquei ainda mais interessado por esse livro e realmente acho que vou gostar. Histórias como essa, que chegam a se tornar inesquecíveis, não podem ser ignoradas por ninguém, não é mesmo? rsrs Deve ser realmente complicado imaginar que não se trata apenas de uma ficção.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,

      Espero que o leia em algum momento, mas prepare seu coração!!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá Andreia,

    Obrigada! Leia sim, tenho certeza que não vai se arrepender!

    beijos

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!