Revirando a estante - Amar o Inútil - Lygia Fagundes Telles - por Jéssica Rufino



Amar o Inútil
 Baseado no texto de Lygia Fagundes Telles

Jéssica Rufino





INÚTIL

Lygia Fagundes Telles em um belo texto sobre “Amar o inútil”, nos mostra a delicadeza das coisas que realmente importam na vida, assim com base no que diz Lygia, neste pequeno e maravilhoso texto, tomo a idéia de Ligia e me ponho a pensar que também tenho um carinho especial pelas coisas aparentemente inúteis.

Dobro papéis coloridos com amor e alegria, monto móbiles de Tsurus e saio pendurando móbiles coloridos por onde passo. “As pessoas, apressadas, não entendem nada, mas pensam: “que inútil” – “Ela não ganha nada com isso” – “ Isso não vale nada”.

Mas só eu sei a magia que encontro ao fazer dobra a dobra em um papel quadrado qualquer e depois vê-lo transformado em um delicado Tsuru ( Pássaro da esperança e da sorte no Japão), dizem que quem faz mil tsurus realiza um grande desejo, não sei se é verdade, mas continuo fazendo os meus, parece inútil, porém refresca a alma.

Realmente amo o inútil!

Nada como ficar horas vendo o pôr-do-sol, sem pressa e sem preço. Afinal são as coisas inúteis que costumam guardar a beleza da vida.

Inútil ficar horas escrevendo histórias que ninguém lerá, nada se ganha, não tem valor financeiro, porém para almas inquietas, que sonham e pensam além das fronteiras do dia-a-dia, escrever é essencial.

Amar o inútil em um mundo onde tudo exige rapidez e utilidade é exercício raro. Exercício daqueles que não querem morrer sem praticar a delicada arte de amar o que não tem preço. Daqueles que passam horas lendo um romance, que levam dias ou meses para descobrir o desfecho da narrativa. Daqueles que passam a vida cuidando de algo ou alguém, apenas por amor. Daqueles que acordam cedo e param para ver os pássaros contando e o sol subindo no céu. Daqueles que colaboram para um mundo melhor sem se preocupar com o que vão ganhar em troca, pois a retribuição não é necessária para quem ama o inútil, que é na verdade a atitude mais útil que se pode ter.

Por isso, assim como a grande Lygia Fagundes Telles, também amo o inútil e minha vida é muito mais feliz e colorida por isso. Afinal segundo Lygia “no inútil está a beleza”.


                                                     




Um comentário

  1. Nossa que texto fantástico, me identifiquei muito com ele. Obrigado por compartilhar essa ideia da Lygia, sem dúvida ela escreve muito bem.

    Abraços

    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!