# Escrevendo sobre HQs - Histórias em quadrinhos

Olá queridos leitores!

Dias atrás, recebi gentilmente uma HQ de um artista  da cidade, Clauber C. Casemiro, achei muito interessante e resolvi montar essa postagem para falar um pouco do assunto!

Essa HQ que recebi de Clauber, surgiu da união de dois artistas Poços -caldense, um cantor, Tokinho Carvalho e ele, desenhista e roteirista , as histórias surgiram de duas músicas do cantor que viraram uma HQ.




Não sou muito conhecedora do tema, mas busquei uma explicação simples na Wikipédia - A enciclopédia Livre para melhores esclarecimentos!



As histórias em quadrinhos no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartunscharges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país começou no início do século XX. Mas, apesar do Brasil contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses.


Vamos conhecer um pouquinho Clauber.










Nasci aqui mesmo em Poços, em 19 de março de 1982, e desde muito pequeno tomei gosto pela leitura e pelo desenho. 
Eram a minha única distração, já que vivi mais de 5 anos (1989-1994) sem acesso à televisão e outras tecnologias.

No princípio lia mais HQs de heróis, como Conan, Surfista Prateado etc etc mas com o passar do tempo também fui me interessando por HQs mais adultas, as chamadas "Graphic Novels" e também por literatura propriamente dita, aprendendo a gostar desde cedo de autores clássicos e contemporâneos.

Aos 16 anos fiz ilustrações para dois livros; um de poesia, "Realidade, Sonhos e Magia" de Diney Lenon de Paulo, que mão foi publicado, e outro de prosa, mais especificamente uma novela, "A Flor e a Serpente" de Sebastião Wagner Vieira. Este foi publicado de forma independente, em 1999.

Em Setembro desse mesmo ano fui convidado pelo jornalista Roberto Tereziano a expor meus desenhos a nanquim na Câmara Municipal de Poços, o que na época deu uma boa visibilidade ao meus trabalhos. Fui convidado a dar entrevistas, o jornal "BrandNews" publicou uma resenha positiva, foi bem legal.


Essa fase mais movimentada das minhas atividades na adolescência se encerraram em 2000, quando passei a trabalhar nos Correios, porém com o passar dos anos fui retomando meu ímpeto criativo e a partir de 2007 passei a me dedicar, de forma independente e nas horas vagas, à criação de Quadrinhos (texto e desenhos). É dessa época a fanzine Universo Devaneio, onde mostrei duas histórias completas e em um estilo bem underground, agressivo e poético.


Em 2008 passei a ter aulas de música, e descobri um outro lado da minha criatividade, o de compositor. Embora não seja músico profissional, já compus algo em torno de 100 canções, com melodia e letra, e há algum tempo as divulgo no YouTube, também com o nome "Universo Devaneio" que passou a designar o conjunto de tudo que eu faço.

Nos últimos tempos fiz ilustrações para mais um livro do amigo Sebastião Wagner, "Piedade feita de pó" , e fiz quatro HQs "musicais" inspiradas em músicas e músicos de Poços de Caldas. Foram duas HQs promocionais do cantor e compositor Tokinho Carvalho, inspiradas em duas composições suas, e duas da banda de Folk Metal Lothloryen, que obtiveram boa repercussão, inclusive na mídia poços caldense, sendo divulgadas com sucesso na forma impressa e pela internet.


No momento continuo trabalhando aqui, nas horas vagas mas com muito amor! De vez em quando dou as caras =)


Clauber, obrigada pelo Mimo, já está na minha amada estante!!



Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!