De olho na literatura - Widbook - por Ricardo Biazotto





Widbook: A rede social para leitores e escritores
 Ricardo Biazotto


 Olá, leitores!

 A ideia da coluna “De Olho na Literatura” é falar sobre as principais novidades do mundo literário, por isso não precisei pensar duas vezes antes de escolher o tema da minha estreia no blog Entre Resenhas.

 Isso porque sabia da necessidade de falar sobre uma grande novidade que não apenas deve ser espalhada, como também tem tudo para ajudar escritores e leitores. 

Todos que acompanham as novidades literárias através da internet, seja pelas redes sociais ou pelos blogs literários, têm conhecimento de que a literatura digital no Brasil deixou de ser uma promessa e se tornou uma grande realidade, a exemplo do que já acontece em outros países do mundo. Parte disso se deve ao lançamento de algumas plataformas, como a Amazon, porém agora uma grande representante da literatura digital chega ao nosso país e certamente vai contribuir para um crescimento ainda mais significativo da indústria literária brasileira.

 Estou falando da rede social Widbook, que lançou sua versão em português no início do mês de maio. Criado por brasileiros e com mais de duzentos mil usuários espalhados pelo mundo, o Widbook chega ao país de seus criadores após fazer muito sucesso no exterior. 

O objetivo, segundo o CEO da empresa, Flávio Aguiar, é “facilitar o compartilhamento de histórias e melhorar a experiência de escrita e de leitura no mundo”. “Queremos que mais pessoas leiam, que mais pessoas escrevam, e que escrevam melhor”, concluiu Flávio em uma entrevista que realizei para o blog Over Shock. 

Você deve estar se questionando sobre como Flávio deseja alcançar esse objetivo, além de quais são as principais funções do Widbook. Isso é simples! A rede social proporciona aos seus usuários uma experiência única de leitura e escrita de eBooks, possibilitando inclusive a realização de parcerias com os chamados Livros Colaborativos, em que vários escritores podem participar da produção de um único eBook.

 A ideia pode ser semelhante a de tantos outros sites, porém nada se compara ao Widbook. Desde o seu visual moderno e a navegação simples e objetiva, até a relação estreita entre usuários e a plataforma, que está sempre presente auxiliando a produção e principalmente a divulgação de um eBook – tanto que existe a seleção do eBook da Semana, em que o livro selecionado é divulgado para todos os usuários da plataforma. 

O Widbook, como rede social literária e cultural, vai muito além de tudo o que você conhece, por isso a necessidade, já citada anteriormente, de espalhar isso para o maior número de pessoas possível. Conforme esses usuários migrarem de outros sites, a rede social vai crescer e assim o objetivo será alcançado mais rapidamente.

 Quem tem a ganhar com isso? Todos nós que adoramos a literatura!



Sobre o Autor
Ricardo Biazotto nasceu em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1993. Membro da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, participou do Vol. 5 da Antologia Literária Pinhalense e da produção do documentário “Edgard Cavalheiro – Vida e Obra”. Publicou nos livros Equinócios de Amor e Amores Impossíveis, da Alcantis Editora, Sonhos (& Pesadelos), da APED Editora, e Dias Contados – Vol. 2, Moedas para o Barqueiro Vol. 3, Amores (Im)possíveis, Amor nas Entrelinhas e Ponto Reverso, todos da Andross Editora. É colunista da Revista Rosa News e moderador do blog literário overshockblog.com.br. Contato: ricardo.sep22@gmail.com.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!