# Aniversário de Lançamento do Livro Drácula de Bram Stoker- 117 Anos.




Olá Pessoal, tudo bem com vocês?
Como sou aficionada pelo tema "Vampiros", não poderia deixar passar em branco o aniversário de lançamento do livro Drácula de Bram Stoker que está completando hoje, 117 anos!!!

A minha fascinação por esse escritor Irlandês é imensa, foi por ele, criador de Drácula, que até hoje, vivemos em contato com a literatura fantástica e gótica desse ser sobrenatural, que é revivido em diversas faces. 
O Vampiro terrível e monstruoso ou o vampiro sensual e apaixonado, cada qual sendo retratado de forma e sentimentos diversos por mais variados escritores, mas sempre devido à imortalidade de Drácula e para mim de Bram Stoker, não se fala em Drácula sem falar em Stoker, não se fala em Stoker sem falar em Drácula,  personagem e criador em  único universo, único ser, não existe dualidade.

São tantas formas criadas para essa criatura maravilhosa que foi possível pela imortalidade da obra de Bram Stoker estar sempre à voltas com esse mundo sobrenatural, imortal e fascinante do intocado e imaginário Drácula.






Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 — Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula , a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde .
Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance .
Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrinoDaily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros .
Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros.
Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres em 1912. Alguns biógrafos atribuem a um processo desencadeado por uma sífilis terciária como causa de sua morte. Foi cremado e suas cinzas estão numa urna no Crematório de Golders Green, Golders Green, em Londres, Inglaterra.
Fonte Biografia: Wikipédia, a enciclopédia livre.
E foi  em 26 de Maio de 1897, que foi lançada uma das mais famosas histórias de terror de todos os tempos, Drácula.

No cinema, foi lançado Nosferatu em 1922, do alemão F.W. Murnau, que por não ter direitos autorais sobre a obra de Bram Stoker e evitar um processo, o conde Drácula tornou-se o conde Orlok, retratado de forma grotesca e horripilante, mas a trama se baseava na mesma de Drácula.

Em 1992 o Drácula de Francis Ford Coppola, encenou o clássico com fidelidade e originalidade.

E até hoje, temos o personagem de várias formas tanto na literatura, teatro e cinema, seres sedutores, aristocratas, selvagens, emotivos, apaixonados e amados em toda sua glória.


Fica aqui minha singela homenagem .


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!