[Coluna] De Olho na Literatura - Era uma vez... por Larissa Xavier


Era uma vez, por Larissa Xavier





Desde os tempos mais remotos o ser humano encontrou meios para passar adiante seus ensinamentos e sabedoria. Uma dessas formas é o conto, focarei aqui nos famosos “contos de fadas”. Que nunca se viu quando criança implorando para um adulto lhe contar uma daquelas historias assustadoras feitas sobre medida para pequeninos? Na época dos bardos essas historias serviam como exemplo, para colocar medo nas crianças. Os lobos das historias como Os três porquinhos e Chapeuzinho vermelho eram medonhos e assustadores, as bruxas como em João e Maria eram más e devoravam garotinhos. Mas isso tem mudado com a nova tendência literária de transformar contos de fadas em versões alternativas.

Atualmente há no mercado uma infinidade de livros com os temas dos bons e velhos contos de fadas reformulados, trazidos ao publico em uma nova versão, às vezes mais adulta e com outros objetivos. Nessas versões modernas vilões se tornam mocinhos e os protagonistas amáveis de nosso contos de infância são colocados em xeque com seus defeitos, mostrando que sempre existem dois lados de uma historia.

Os irmãos Grimm, La Fontaine, Perrault e Hans Andersen foram mestres na arte dos contos de fadas, creio que eles se surpreenderiam com o que os escritores modernos têm feito com suas obras que atravessaram gerações chegando aos nossos dias.

Recentemente o tema tem sido abordado até mesmo em séries como a aclamada Once Upon A Time, onde todos os contos de fadas se juntam no mundo atual e as historias deles cruza entre si. 


Segue abaixo algumas indicações de livros que farão o leitor repensar seus vilões.

Saga As Encantadas



(...) Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? (...)

Isso mesmo em As encantadas de Sarah Pinbourough as historias de muitos personagens são unidas em um enredo de tirar o folego. A trama é bem adulta, fala de amor e traições, os desfechos são impactantes, os casais surpreendentes, não há nada de clichês ou finais convencionais, tudo muda a cada linha. Cada livro da trilogia traz a historia de um grupo de personagens que no fim se encontram em um final super inesperado. Fara o leitor repensar seus conceitos acerca de personagens famosíssimos como Branca de Neve e o Príncipe Encantado. Incrivelmente encantadora, uma leitura que vai deixar o leitor entusiasmado do começo ao fim.





A bela adormecida- Neil Gaiman


Em A Bela Adormecida Neil Gaiman reconta a famosa historia de Jacob e Wilhelm Grimm, onde uma princesa sob os poderes de um feitiço adormece por 100 anos. A adaptação de Gaiman para esse conto de fadas funcionou muito bem, além de adaptar o conto ele recriou duas das historias mais famosas de todos os tempos, A Bela Adormecida e A Branca de neve. Neil Gaiman foi genioso ao unir os pontos, mostrou que os contos de fadas estão longe de serem ultrapassados e que sempre se pode criar mais uma historia a partir de uma ponta solta.




João e Maria- Neil Gaiman



Em João e Maria, um conto de Neil Gaiman, o famoso clássico é destrinchado e recriado com uma dose a mais de aventuras. A historia é bem mais dark que a original, a narrativa é mais poética, os personagens têm escolhas difíceis o que os tornam mais adultos. O conto ficou bem mais sombrio o que mostra que essa história foi criada mesmo para adultos. Apesar de o livro ser pequeno a historia é bem complexa, foca muito no emocional de cada personagem e transmite alguns valores, o que sempre foi o objetivo dos contos de fadas. O livro certamente é indicado para aqueles adultos que ainda não perderam a alma de criança.



Larissa Xavier


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!