#Resenha - Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos, de Pablo Neruda - Editora José Olympio - Catálogo Literário

Olá queridos leitores!



Título: Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos
Autor: Pablo Neruda
Tradutor: Alexei Bueno
EAN: 9788503012508
Gênero: Poesia - Edição Bilíngue
Páginas: 144
Editora: José Olympio
Cortesia da Editora

Sinopse:


"Um dos maiores acontecimentos da Literatura nos últimos 30 anos, Teus pés toco na sombra reúne 21 poemas inéditos, encontrados recentemente nos arquivos de Pablo Neruda. Datilografados ou escritos à mão em cardápios ou prospectos de companhias aéreas, os poemas neste livro são um precioso acréscimo à obra completa do autor, pois foram escritos por um período de três décadas, tocam todos os temas centrais de sua poesia e vão do poema curto até outros de grande fôlego e extensão.

O poeta e diplomata chileno Pablo Neruda é, sem dúvida, uma das mais altas vozes da poesia de todos os tempos. Prêmio Nobel de Literatura, já foi traduzido para dezenas de idiomas no mundo inteiro e é presença garantida em qualquer lista das maiores personalidades literárias do século XX."



Resenha:


O patrimônio do poeta desde 1986 conta com a Fundação Pablo Neruda para conservação e preservação das suas obras, e a obra publicada – Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos datados de períodos difíceis de encontrar foram ordenados pela primeira vez pela viúva de Neruda, Matilde Urrutia  e alguns poemas escaparam de sua revisão permanecendo inéditos, e hoje temos o privilégio de ter em mãos essa obra incrível de Pablo Neruda.

 Os trabalhos inéditos apresentados e muitos originais foram encontrados em cadernos escolares dos anos 50 e 60, papéis soltos, blocos diversos, menus de viagens de barcos e cardápios.  Foram encontrados versões datilografadas e escritas de próprio punho por Neruda, algumas com correções ou rasuras e também fragmentadas, todas pertencentes ao período de 1950 até pouco antes de seu falecimento em 1973.

Alguns poemas retratam seu amor pela esposa Matilde, outros falam do seu país, suas origens, seu povo e suas dificuldades, falam do mar e suas viagens, nesses poemas podemos perceber a alma e sentimentos expostos de Neruda, acho que essa intensidade e realismo que encontramos em suas palavras fizeram com que se tornasse um dos maiores poetas do século XX .  Importante lembrar que  Pablo Neruda ganhou o prêmio Nobel da Literatura em 1971. 

Uma experiência incrível ter em nossas mãos poemas que foram resgatados de caixas e materiais pessoais de Neruda que ficaram caprichosamente escondidos por tanto tempo e encontrados recentemente para nossa felicidade. Relíquias.

Tenho que citar o trabalho caprichoso que a Editora José Olympio fez nessa obra, no final contamos com reproduções originais de alguns poemas de Neruda, ficaram lindas, e ter a oportunidade de poder ver na íntegra a caligrafia, suas correções e anotações é simplesmente fascinante.

Recomendo aos amantes da poesia como eu.

Sublime.

A apresentação da obra está impecável, a capa mesmo simples está muito bonita, páginas amarelas e de ótima qualidade.




Image and video hosting by TinyPic
                                                                                                         

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!