#Resenha - A mentira, de Helen Dunmore - Companhia Editora Nacional

Olá queridos leitores!



Título: A mentira
Autor: Helen Dunmore
ISBN: 9788504019643
Gênero: Romance Inglês
Páginas: 296
Editora: Companhia Editora Nacional
Cortesia da Editora
Compre aqui

Sinopse:

"Este é um romance sobre afetos e perdas que se passa no devastador cenário da Primeira Guerra Mundial. Daniel Branwell é um jovem soldado que consegue voltar no fim da guerra. No fronte, ele perde seu grande amigo de infância, Frederick Dennis. Em casa, seu retorno é para um vilarejo cheio de ausências e com a notícia do falecimento de sua mãe. Diante disso, o rapaz não se esforça para se comportar como todos esperam que ele faça, considerando que as memórias das trincheiras e de Frederick não lhe abandonam e perturbam sua mente. Neste comovente romance, reconstruir a vida após a guerra parece uma tarefa pesada demais para o protagonista. O enredo, que passeia sobre os temas da lealdade e da amizade, surpreende o leitor ao tratar das difíceis consequências que nossas escolhas têm em nossas vidas."



Resenha:

Finalista da edição 2015 do prêmio Walter Scott de Ficção Histórica.

Quando vi a divulgação desse livro pela Companhia Editora Nacional fui arrebatada pela capa e sinopse da obra, achei simplesmente incrível, não hesitei em solicitar. O pano de fundo usado pela autora para criar a história é a Primeira Guerra Mundial. Um romance lindo e tocante ambientado em um cenário devastador e real.

Daniel Branwel e Frederick Dennis são amigos desde a infância, são de classes sociais diferentes, Frederick filho de um engenheiro de minas, estudou nas melhores escolas da sua cidade e não demonstrava o mínimo interesse pelos estudos, Daniel, filho da empregada da casa de Frederick sempre foi apaixonado pelos livros, mas não pode estudar por ter que trabalhar para ajudar a mãe no sustento da casa.

Já adultos e no mesmo clima de amizade e companheirismo da infância partem para a guerra, Frederick deixa para trás a irmã Felicia e seus pais, Daniel, sua mãe.

Quando Daniel retorna para seu vilarejo em Cornualha – Inglaterra, abalado pelos horrores que presenciou nas trincheiras e pela morte de Frederick, descobre que perdeu a mãe e o lugar onde morava e assim passa a viver nas terras de uma senhora solitária, começa a cuidar dela enquanto doente e de suas terras, e no momento em que acha estar fazendo a coisa certa pela velha senhora, toma uma decisão que mudará sua vida para sempre.

A história é narrada por Daniel, que passa a contar sobre sua infância, o tempo em que esteve na guerra e seu retorno ao vilarejo. Daniel vive momentos de lucidez acompanhados de momentos de loucura, sua mente vagueia entre o passado e presente.

Helen Dunmore soube como prender o leitor já nas primeiras páginas, li o livro em um final de semana, não da para largar, me vi envolvida pela narrativa de Daniel do início ao fim, tudo que viveu durante sua infância, a guerra, a perda do amigo, da mãe, o reencontro com a irmã de Frederick, todas essas lembranças dolorosas vindo à tona durante a história, nos vemos com o coração apertado, torcendo para que Daniel queira sair deste torpor e tentar uma vida normal.

Os personagens apresentados na história beiram o real, são especiais e cativantes.

Adorei a escrita da autora, além de simples e ágil é encantadora, em cada capítulo ela nos apresenta epígrafes de material produzido pelo Serviço Gráfico do Exército durante a Primeira Guerra mundial, trechos de poemas de Lord Byron e muitos outros que deixaram a leitura muito mais prazerosa.

É uma história que mostra perdas, afeto e amizade no cenário trágico da guerra. Atitudes, escolhas e suas consequências.

É dolorosa, intensa e comove até o fim.

Eu já esperava pelo final que foi apresentado, não poderia ter sido outro apesar de triste - a ligação entre Daniel e Frederick talvez fosse para ser eterna...

Recomendo,

Um romance lindo, cheio de afeto, dor e saudade.

A capa está linda demais, as páginas e tamanho da fonte uma delícia para ler, a edição está perfeita. A Companhia Editora Nacional está de parabéns pelo trabalho.






Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!