#Resenha - Comércio das Asas Negras, de Diana Lindberg - Chiado Editora

Olá queridos leitores!!



Título: Comércio das Asas Negras
Autor: Diana Lindberg
ISBN: 978-989-51-4128-9
Gênero: Romance
Páginas: 90
Editora: Chiado
Cortesia da Editora

Compre aqui

Sinopse:

"O planeta Terra pára! Como consequência, Joana inventa uma corrente nova: o existencialismo transcendental; Valentim inventa uma fórmula que faça a Terra movimentar-se de novo. São ambos institucionalizados numa clínica psiquiátrica onde, embora bastante medicados, prosseguem com o seu amor. Este é um romance que se passa, maioritariamente, na clínica, onde passam por situações de poder assistir a uma fórmula mal aplicada: com o dobro do tempo e consequentes manifestações físicas e transcendentais.

“…Daí que não se tratasse de um existencialismo de recusa da humanidade, antes, de captação dos seus fenômenos transcendentais.”"




Resenha:

Joana uma mulher de 39 anos sofre de esquizofrenia e seu companheiro Valentim, de transtorno bipolar, ambos estão internados em uma clínica psiquiátrica. Um casal incomum e apaixonado.

Joana acredita somente no existencialismo - acredita que ela mesma é responsável pela sua essência e não Deus, Valentim acredita em um ser supremo, e que é através desse ser que tudo é possível – Deus. 

E assim nessa cadência de versos e muita filosofia, o leitor é arrastado para o mundo de divagações de Joana e Valentim, que ora aparentam estar internados e delirantes, ora reabilitados e seguindo suas vidas juntos. 

O pano de fundo usado pela autora para ambientar a história de Joana e Valentim é Portugal e Brasil. 

A narrativa da autora é poética e filosófica, os diálogos entre esses dois personagens tão peculiares são acalorados, Joana se baseia nos filósofos Kant e Husserl para expor suas opiniões, Valentim usa das teorias e de suas poesias para expor as suas.

O livro é curtinho, mas muito intenso e bem diferente do habitual, os diálogos filosóficos e poéticos que Diana criou entre os personagens tornou a narrativa envolvente.

Gostei da escrita da autora, a leitura exige um pouco mais de atenção apesar das poucas páginas, mas traz uma carga emocional intensa, o amor entre Joana e Valentim é tocante.

Recomendo aos leitores que gostam de escritas filosóficas e poéticas como eu.

Envolvente e tocante. 

Achei a capa muito bonita, um casal  apreciando uma paisagem nostálgica, as páginas são amarelas e o tamanho da fonte ótima para leitura, a Chiado Editora está de parabéns.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!