#Novidades Editoriais - Lançamento - Antologia Comemorativa 15 anos da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro

Olá queridos leitores!



III Semana Edgard Cavalheiro marca 15º aniversário da Casa do Escritor 
Cristovão Tezza e Ignácio de Loyola Brandão são as principais atrações do evento

Confira a programação:


Completando quinze anos em 2015, a Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro” realiza em outubro a terceira edição da Semana Edgard Cavalheiro, evento criado em 2013 para difundir a vida e obra do maior representante da literatura em Espírito Santo do Pinhal, cidade do interior de São Paulo. A atual edição do evento acontecerá entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro.

Todas as atividades do evento serão gratuitas e acontecerão no Theatro Avenida e na Escola Estadual “Profº Benedito Nascimento Rosas”. A programação inclui palestras, bate-papos, apresentações musicais e teatrais, lançamentos de livros e intervenções culturais pelas ruas da cidade. As principais atrações serão os escritores Cristovão Tezza e Ignácio de Loyola Brandão, ganhadores do Prêmio Jabuti, principal premiação da literatura brasileira.

O evento marcará também o lançamento da edição física do livro “Antologia Comemorativa – 15 anos da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro”, idealizado e organizado pelo escritor Ricardo Biazotto. Com contos, crônicas e poemas de tema livre, o livro conta com a participação de diversos escritores de Espírito Santo do Pinhal, além de representantes das cidades de Aguaí, Corinto, Guarujá, Jacutinga, Machado, Pedreira, Santo Antônio do Jardim e Santos. Segundo o organizador, a antologia “reforça o compromisso de incentivar o hábito da escrita e de levar o nome de Edgard Cavalheiro a lugares cada vez mais distantes”.

Já a principal novidade da Semana Edgard Cavalheiro será um bate-papo na comunidade, realizando um antigo desejo de estreitar os laços entre os escritores e a população. O bate-papo surgiu após uma parceria com o Grêmio Estudantil da Escola Estadual “Profº Benedito Nascimento Rosas” e tem a participação dos escritores Diego Carleti e Hugo Sales, escritor de Paulínia ganhador do Prêmio Strix. A mediação será por conta de Sílvio Tamaso D’Onófrio, pesquisador da vida e obra de Edgard Cavalheiro.

A Semana Edgard Cavalheiro terá ainda a participação dos escritores João Batista Rozon, João Worms, Madu G. R., Maurício Chaim, Moacir Amâncio e Paulo Stefani Tobias.

Edgard Cavalheiro (1911-1958) nasceu em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. Foi escritor, crítico e jornalista, destacando-se também como um dos maiores biógrafos de seu tempo. Colaborou em inúmeros jornais, como O Estado de S. Paulo, e publicou dezenas de obras, incluindo as biografias de Garcia Lorca, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo. Seu mais importante trabalho literário foi a biografia de seu grande amigo, Monteiro Lobato. Edgard Cavalheiro foi presidente e um dos fundadores da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e idealizador do Prêmio Jabuti, a principal premiação literária do país. Foi ainda o responsável pelo pedido de tombamento do Sítio de Lobato e narrador de histórias de Monteiro Lobato em um programa de rádio chamado No Sítio do Pica Pau Amarelo. Faleceu em São Paulo na tarde de 30 de junho de 1958.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!