#Coluna - De Olho na Literatura - A moda das distopias - Uma viagem para o futuro, por Larissa Xavier

Olá queridos leitores!






A moda das distopias- uma viagem para o futuro
Larissa Xavier

    
Como você imagina o mundo daqui há 50, 100 ou 300 anos? Difícil prever não é? Mas muitos escritores já fizeram isso, e não é de hoje.



      

Cada época traz em cheque um gênero literário- a moda da vez. Vampiros, lobisomens, chick-lit´s, fabulas, contos e fantasias. Recentemente uma palavra vem tomando conta do universo literário, a Distopia. Os universos distópicos invadiram o cinema e as livrarias. Heróis e heroínas como Thomas, Katness Everdeen, América Singer, Tris Prior estão na boca da maioria dos jovens leitores. Sucessos como Maze Runner, Jogos Vorazes, A Seleção e Divergente fazem parte do universo YA (Young Adults). Mas o que a maioria não sabe é que esse gênero envolvente já vem de muito tempo conquistando os fãs de literatura.

Mas afinal, o que as distopias têm de tão especial? Primeiro vejamos o significado do termo:

DISTOPIA: Lugar imaginário onde a vida humana é controlada por opressão e horror. Sociedade imaginaria controlada pelo estado.

As distopias exploram a curiosidade acerca do futuro, onde quase sempre a humanidade se vê em ruinas, cercada de problemas e injustiças, oprimida pelos mais fortes. Fala de governos controladores, revolução, de ideais e desejo de mudança. 

George Orwell, Anthony Burgess, Aldous Huxley, Ray Bradbury são apenas alguns escritores especialistas nesse gênero. Se hoje Suzanne Collins, Kiera Kass e James Dashner povoam a imaginação dos jovens com seus universos distopicos, provavelmente tiveram como inspiração esses grandes mestres do mundo literário. Cabe aos leitores conheceram um pouco do mundo, nem tão fantasioso, criado por esses escritores. Segue aqui uma lista com obras recentes e do passado sobre o tema:




1984- George Orwell


Um dos romances mais citados do século 20. Publicado em 1949 a obra gerou uma avalanche de criticas ao tratar de assuntos polêmicos para sua época, como o totalitarismo, comunismo e nazifascismo. Clássico e atemporal a obra prima do britânico George Orwell foi traduzida em 65 idiomas, virou serie e filme e até hoje mexe com a imaginação do leitor trazendo á tona problemas do passado e do futuro.



Fahrenheit 451- Ray Bradbury


O romance apresenta um futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido. Essa é a base do enredo de Fahrenheit 451, o clássico dos clássicos criado por Ray Bradbury. 


Fahrenheit é contado em um futuro indeterminado em uma América anti-intelectual que perdeu totalmente o controle. Fala de marginalidade nas ruas, de jovens rebeldes e desajustados. Qualquer um que é pego lendo livros é, no mínimo, confinado em um hospício. Vale a pena conferir.




Admirável mundo novo- Aldous Huxley 



Admirável mundo novo é um romance distópico que narra o hipotético mundo onde é a humanidade é condicionada biológica e emocionalmente a ser feliz e a não questionar. Os livros são proibidos, pessoas programadas em laboratório, uma sociedade de castas organizadas a cumprir um papel estabelecido desde seu nascimento. Pensada segundo os princípios científicos a trama é futurística e cientifica, nos faz repensar conceitos de nossa própria época.

Laranja mecânica- Anthony Burgess 



Uma brilhante história narrada por Anthony Burgess. Fala de uma sociedade futurista onde a violência atinge níveis alarmantes. O governo é autoritário e usa métodos abusivos para conter a crescente onda de marginais. O livro é profundo, fala de temas atuais e problemas encontrados tanto no mundo imaginário criado pelo autor quanto na sociedade atual. Foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick. A obra é marcante e certamente deixará o leitor impressionado por muito tempo após a sua leitura.

Obras recentes sobre o tema

Jogos vorazes- Suzanne Collins


Após o fim da América do norte surge uma sociedade dividida em distritos, oprimida por um governo autoritário que obriga anualmente dois jovens de 12 a 18 anos a participarem de uma competição chamada de Jogos Vorazes. A atração é transmitida ao vivo e apenas um competidor sai com vida- O vencedor. Para salvar a vida da irmã, sorteada para representar seu distrito, Katness Everdeen se oferece como tributo no seu lugar. A trama fala de sociedades injustas e faz uma critica moral para se pensar nos problemas que o mundo enfrenta nos dias atuais.


Divergente- Veronica Roth



              Após uma grande guerra as sociedades passam a ser divididas em facções que determinam o modo de vida de cada individuo- Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Aos 16 anos os jovens passam por um teste que define, por suas habilidades, em qual facção iram permanecer. Há os que se encaixam em vários quesitos- os divergentes. A vida deles corre perigo porque o governo sabe que eles podem mudar o mundo. Como toda distopia, Divergente fala de injustiça social e questiona valores. Os amantes do tema vão amar.



Maze Runner- James Dashner



       Thomas desperta em um elevador que o leva para um lugar desconhecido habitado por garotos da sua idade que nunca viu. Tudo o que consegue lembrar é o seu nome, sua memoria foi apagada. Assim tem inicio Maze Runner a distopia criada por James Dashner. O local é chamado de clareira e o objetivo é desvendar os mistérios do labirinto. Logo passam a descobrir que não foram colocados ali por acaso. Começa a aventura recheada de mistérios e perigos para desvendarem os segredos que os envolvem. Para quem acha que Maze é só mais sobre o tema pode se surpreender com os desfechos.



A Seleção- Kiera Kass


Um príncipe, uma coroa e a chance de ser rainha. Esse enredo bem que poderia ser passado na idade média, mas não, A Seleção é mais uma distopia. A trama se passa em Illéia um país do futuro dividido por castas. A protagonista é uma garota chamada América Singer de uma família de artistas de casta número cinco. Ela é apaixonada por Jasper Lager um garoto de casta seis. Pressionada pela família América participa da Seleção, um concurso que selecionará garotas para se casar com o príncipe de Illéia. América se vê dividida entre o amor por Jasper e a chance de mudar a vida de sua família. O que ela não esperava eram as surpresas que A Seleção lhe traria. Uma historia magica e bem estruturada que fará o leitor mergulhar em moderno conto de fadas.


                                                                                                                    Larissa Xavier.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!