#Resenha - Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros - Grupo Editorial Record - Catálogo Literário

Olá queridos leitores!


Sinopse:

"Ao ler as entrevistas do livro, o leitor se pergunta: afinal, tudo isso foi inventado por Mario Prata? O autor nos garante que não: é tudo verdade, embora sua verve torne tudo mais surpreendente, engraçado e picante.Dom Pedro I, a marquesa de Santos, Dom João VI contam tudo que o povo sempre quis saber e Mario Prata resolveu perguntar. Iça-Mirim, índio levado para a corte francesa, explica a origem da expressão “afogar o ganso”; Dom Casmurro (criação ficcional de Machado de Assis que o autor inclui entre os personagens históricos brasileiros), explica, afinal, quem traiu quem, e dona Maria, a louca, entre um cigarro (nem um pouco legalizado) e outro, conta sobre seu reinado."







Resenha:

Unir personagens ilustres que ajudaram a construir a história do Brasil e misturá-los com ficção, deixou a obra pra lá de interessante e apesar de não ter entendido muito bem o “espírito da coisa” na maioria das entrevistas, me diverti bastante. 


Entre uma taça e outra de vinho, um copo de uísque e um trago de caipirinha em lugares pitorescos, Mario Prata vai mostrando com lirismo as fraquezas e deslizes dos personagens.
A entrevista é cheia de  questionamentos às vezes hilariantes, outros tão apimentados e acusatórios que em alguns momentos despertam indignação nos entrevistados.

Ler Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros é voltar no tempo e trazer algumas lembranças das aulas de história, por sinal bem saudosas. E o que achei incrível, é que o autor "desenterrou" esses  ilustres personagens e os trouxe até nós conseguindo fazer com que a história do Brasil se tornasse marcante, inesquecível e o mais importante, cheia de humor.

A entrevista com Aleijadinho, Maria Quitéria, Marquesa de Santos, Madame Lynch e Dom Casmurro foram as que mais me diverti e me tirou boas risadas e as que mais entendi também. 

Além de personalidades brasileiras, o autor entrevista ainda personagens estrangeiros, mas que tiveram participação importante na construção da história do Brasil.

Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros é de leitura ágil, mesmo não entendendo alguns pontos, o autor me prendeu já nas primeiras páginas devido à suas tiradas inteligentes e reveladoras.

Uma leitura divertida e acalorada.


Impossível deixar de citar sobre as ilustrações retratando cada personagem, caricaturas incríveis e divertidas que deu um toque todo especial à obra. A capa está linda e atrativa, diagramação bem elaborada e harmoniosa. Perfeita.



Image and video hosting by TinyPic

2 comentários

  1. Rê, você bem sabe como eu gostei desse livro, né? Foi o primeiro livro do Mário Prata que tive a oportunidade de ler, mas agora já quero ler outros trabalhos dele. O cara é fantástico. hahaha Eu entendo o que diz sobre não entender algumas das entrevistas, mas recomendo que releia essas entrevistas. Acho que isso seria suficiente para apreciar/aproveitar ainda mais.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,

      Sim, comentamos muito sobre esse livro, e como já tinha te falado fiquei meio perdida em algumas entrevistas rsrsr, mas com certeza vou reler sim. :)

      Beijos

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!