#Resenha - Remissão da pena, de Patrick Modiano - Grupo Editorial Record - Catálogo literário

Olá queridos leitores!


Sinopse: 

A autobiografia romanceada do autor do Prêmio Nobel de Literatura em 2014. Patrick e seu irmão são confiados a amigas de seus pais em Paris após a Segunda Guerra. Das mulheres responsáveis pelos dois meninos pouco se sabe além do que revelam os trechos de conversas entreouvidas por Patrick: que uma delas é uma pessoa triste e que a outra foi artista de circo. Isso e o fato de receberem as visitas frequentes de Jean D. e Roger Vincent durante o dia e de diversos visitantes noturnos. Nesse mundo intangível, os dois irmãos seguem de mãos dadas pela infância através da rue du Docteur-Dornaine e em meio a visitas a castelos, excursões a Paris, leitura de histórias de aventura, tardes ouvindo rádio — sempre à espera de que, um dia, alguém volte para buscá-los


Resenha:
A narrativa se estende entre memória e ficção. “Patoche”(Patrick) apelido carinhoso usado pelas amigas dos seus pais, conta alguns trechos de acontecimentos vividos em sua infância e a de seu irmão por lugares em Paris, passeios pela floresta, e visitas a um misterioso castelo e o contato com pessoas e acontecimentos muito estranhos.

Primeira vez que tenho em mãos uma obra francesa, e achei a escrita bem diferente do que estou habituada a ler.

A história encanta por se passar em Paris, e ter como cenário suas praças, ruelas e avenidas, um castelo e seu proprietário misterioso – nunca visto pelos irmãos e certos diálogos entre os personagens, faz com que a escrita do autor fique instigante.

Os personagens, cada qual com sua estranheza e mistério fazem parte de um cenário duplo, realidade e ficção se misturam deixando lacunas a serem preenchidas.

Patrick narra uma infância sonhadora onde contato com pessoas e acontecimentos obscuros levam-no a um mundo cheio de dúvidas e incertezas. E quando adulto, depois de se encontrar com uma das pessoas da sua infância, tenta seguir algumas pistas para preencher essas lacunas e encontrar respostas para tantas dúvidas, mas única coisa que resta a Patrick para lhe dar convicção que realmente viveu tudo aquilo na  infância, é um objeto que ganhou de presente na época e que o acompanha até os dias atuais.

Patrick Modiano escreve de maneira romantizada e deixa o leitor flutuando entre passado e presente cheio de acontecimentos imprecisos.

Remissão da pena é um daqueles livros que depois de terminada a leitura, ficamos com certo questionamento e com a sensação de algo inacabado, com um “quê” de nostalgia e arrebatamento.

É um livro para ler em uma só tarde, no aconchego do inverno, onde tardes nostálgicas nos deixam pensativos, com olhar distante e sonhador.

A capa é linda e nostálgica como toda a obra.

Recomendo.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!