# Coluna De Olho na Literatura - A Pressa é Inimiga do Sucesso?, por Ricardo Biazotto



A Pressa é Inimiga do Sucesso?
Ricardo Biazotto


É com a liberdade poética que pergunto: a pressa é inimiga do sucesso?

Cada dia que passa a minha conclusão em relação a essa pergunta é a mesma, especialmente conforme acompanho de perto o mercado literário brasileiro e todas as suas nuances. Definitivamente, a pressa é inimiga do sucesso e é também o que está comprometendo a carreira de muitos autores brasileiros, que tem seus talentos ofuscados pela pressa em conquistar leitores e consequentemente o sucesso.


Não dá para negar que após longos meses de um trabalho solitário, para não dizer exaustivo, o escritor passa a desejar publicar sua obra e vê-la nas principais livrarias do país. Como escritor, esse também é o meu desejo. Porém, é preciso encarar a verdadeira faceta de nosso mercado e compreender que o desejo pelo sucesso não basta. Antes de tudo é preciso construir um público, formar o seu nome e só então, quem sabe, encontrar o sucesso de braços abertos.

A maior falha de grande parte dos novos escritores é a pressa em publicar por uma editora de renome, visto que muitas vezes eles aceitam condições que acabam prejudicando e muito. Na ansiedade de publicar um livro, o escritor não compreende que pagar um valor astronômico pode ser uma grande furada. Esse valor não significa, por exemplo, que o livro terá a divulgação necessária e merecida. Um escritor quer ser lido, mas existe um limite do que pode e deve ser feito.

A consequência de se publicar por uma editora de renome e não ter o sucesso esperado é que, uma hora ou outra, o escritor sente a necessidade de tentar novamente por outra editora, cometendo os mesmos erros. O problema é que a maioria acaba saindo de uma editora média para uma pequena, quando o caminho deveria ser o inverso. É uma sucessão de erros que não resulta em absolutamente nada, a não ser a imagem de um profissional que não para em editora alguma.


Mas existem também escritores que percorrem o caminho necessário para encontrar o sucesso e esses devem sempre servir de exemplo. É o caso de Maurício Gomyde, talvez o mais importante e reconhecido escritor independente de nosso país.

Sem cometer qualquer erro, ele publicou seus primeiros livros com a intenção de formar o 
seu nome. Em um tempo relativamente curto, chamou a atenção da editora Novo Conceito, onde publicou o livro “A Máquina de Contar Histórias” (2014). O sucesso desse seu mais recente trabalho resultou em um passo ainda maior: a assinatura de um contrato com a editora Intrínseca.

Diferente de muitos escritores, Maurício apenas caminhou para frente em sua carreira. Não teve pressa e o resultado é a transformação de sua vida literária. De um escritor independente, lutando sozinho para conquistar seu espaço, ele agora faz parte de uma grande editora.

Se todos fizessem como ele, nosso mercado seria muito diferente… Por isso, a pressa é definitivamente a grande inimiga do sucesso.


Sobre o Autor
Ricardo Biazotto nasceu em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1993. Membro da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, participou do Vol. 5 da Antologia Literária Pinhalense e da produção do documentário “Edgard Cavalheiro – Vida e Obra”.
Publicou nos livros Equinócios de Amor e Amores Impossíveis, da Alcantis Editora, Sonhos (& Pesadelos), da APED Editora, e Dias Contados – Vol. 2, Moedas para o Barqueiro Vol. 3, Amores (Im)possíveis, Amor nas Entrelinhas e Ponto Reverso, todos da Andross Editora.
É colunista da Revista Rosa News e moderador do blog literário overshockblog.com.br.
Contato: ricardo.sep22@gmail.com.

2 comentários

  1. Muitas vezes o ego e o estrelismo falam mais alto, visto que o mercado literário se tornou uma indústria multi-milionária e tem construído grandes fortunas pelo o mundo estando relacionada diretamente com o mercado cinematográfico. Acredito que toda essa euforia de ser publicado pode ser um malefício porque acaba fazendo com o autor escreva apenas para apressar o fim do livro e não com o coração.


    Parabéns pelo o texto! :D

    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu comentário, Beto. Não entrei nessa questão de se apressar para concluir o livro, mas é realmente outro problema muito grande, que acaba prejudicando inclusive a imagem da nossa literatura. Infelizmente.

      Abraços!

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!