# Coluna De Olho na Literatura - As Vantagens de uma Antologia, por Ricardo Biazotto

As Vantagens de uma Antologia
Ricardo Biazotto



Muitas coisas eram diferentes na primeira vez em que submeti um conto para avaliação de uma editora. Na época, no nem tão longínquo ano de 2011, as minhas ambições literariamente falando eram diferentes, mas a partir do primeiro contrato assinado criei novos planos e consequentemente mudei minha visão sobre o mercado editorial.

A experiência adquirida desde então me dá propriedade para afirmar que as publicações em antologias podem ser o melhor caminho para iniciar uma carreira literária. Justamente por isso, sempre que necessário, recomendo a colegas e amigos das letras que façam esse caminho antes de se arriscarem em publicar um livro solo. Isso porque um livro próprio pode resultar em um grande sucesso, como aconteceu com J. K. Rowling tão logo iniciou sua famosa série, ou então decretar o fracasso antes mesmo de o autor ter tempo para apresentar seu trabalho.

Entre outras coisas, a publicação em antologias abre os olhos dos autores para o que de fato acontece nos bastidores. A ideia de apenas viver um sonho é deixada de lado e dá lugar ao lado financeiro e ao trabalho necessário para se construir uma carreira sólida. Além disso, publicar em um mesmo livro ao lado de vários escritores, com estilos bem diferentes e de diversas partes do país, serve como auxílio para, por exemplo, definir o seu próprio estilo de escrita.

Mas entre o envio do conto para avaliação e a publicação da antologia existe uma série de etapas. É bem verdade que isso não acontece com todas as editoras, porém quando acontece o resultado final é excelente. Por exemplo, em alguns casos os organizadores das antologias contribuem na elaboração de um enredo original e que se encaixe perfeitamente na proposta do livro, ou seja, esse contato autor-organizador é de um enorme valor. Além disso, algumas editoras proporcionam várias etapas de revisão para evitar qualquer erro na versão final.

Apesar disso, o contato com o leitor é o que de melhor acontece com a publicação em uma antologia. Afinal, se vinte autores venderem vinte livros é bem provável que um desconhecido conquiste centenas de leitores que a princípio poderiam jamais conhecê-lo. Além disso, o possível feedback pode resultar em uma aproximação com o leitor que nenhum autor seria capaz de recusar.

Como citado anteriormente, a publicação de um livro solo por um desconhecido pode resultar em sucesso ou fracasso, mas a chance de o segundo acontecer é muito maior. Existem vários autores que conquistam esse sucesso imediato, mas a grande maioria entra no mercado editorial e sua passagem por ele é tão breve que mal tem a chance de mostrar ao que veio, às vezes por querer dar um passo maior do que a perna e outras simplesmente por não conhecer as facetas do mercado.

Seja para formar o seu nome ou entender como funciona esse mundo, as antologias podem sim ser consideradas o melhor caminho, ainda que também tenha suas desvantagens. Em todo caso, após várias publicações dessa forma, fica fácil ter maiores ambições e, se os deuses da literatura assim desejarem, marcar seu nome em definitivo no meio literário.


Sobre o Autor
Ricardo Biazotto nasceu em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1993. Membro da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, participou do Vol. 5 da Antologia Literária Pinhalense e da produção do documentário “Edgard Cavalheiro – Vida e Obra”. Publicou nos livros Equinócios de Amor e Amores Impossíveis, da Alcantis Editora, Sonhos (& Pesadelos), da APED Editora, e Dias Contados – Vol. 2, Moedas para o Barqueiro Vol. 3 e Amores (Im)possíveis, todos da Andross Editora. É colunista da Revista Rosa News e moderador do blog literário overshockblog.com.br. Contato: ricardo.sep22@gmail.com.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!