# Revirando a Estante - O Mundo de Sofia - por Jéssica Rufino


O Mundo de Sofia 
Um mundo além do mundo





O MUNDO DE SOFIA

UM MUNDO ALÉM DO MUNDO


E no fim da história O mundo de Sofia era só um romance filosófico, onde os personagens tentavam, assim como nós, fugir de seu próprio destino. Tentavam desesperadamente fugir da manipulação de seu próprio criador. Em alguns momentos conseguem, enfim, fugir da manipulação, mas nesses pontos tornam-se invisíveis tanto aos olhos de seu criador, quanto aos olhos humanos.

Assim como Alberto e Sofia muitos de nós, quando passamos a pensar sobre nossa existência, sobre nossa criação, sobre quem somos, escapamos da rede do “criador e criatura” e nos tornamos seres um pouco invisíveis, fora dos padrões, porém eternos.

Alberto e Sofia fogem de seu próprio mundo para se sentirem livres, para pensarem por si mesmos e nessa busca encontram a eternidade. Alguns de nós, seres humanos, também buscam esse caminho, mas vão em direção a eternidade fazendo o caminho inverso ao de Alberto e Sofia, pois só nos tornamos eternos a partir de nossas criações, de nossa imaginação, enfim, só nos tornamos eternamente vivos quando deixamos de ser criaturas e nos tornamos criadores.

Quando refletimos sobre nossas existências, descobrimos a importância da vida e de fazermos algo relevante, algo que nos torne eternos, pois apenas no mundo das ideias, das nossas próprias criações é que somos eternos.

Lendo O mundo de Sofia, descobrimos que o destino não existe, que até personagens de um livro podem escapar do emaranhado de palavras ao qual pertencem e que nós podemos nos tornar senhores de nossa própria existência, abandonando a crença cega de que tudo que nos acontece é obra do destino, pois como diz o livro: “estamos condenados a improvisação. Somos como atores que são colocados num palco sem termos decorado um papel, sem um roteiro definido e sem um ‘ponto’ para nos sussurrar ao ouvido o que devemos dizer ou fazer. Nos mesmos temos de decidir como queremos viver.”


                                                                                               
                                                                                                         



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!