# Resenha - Anno Dracula - Kim Newman - Editora Aleph

Olá!!



Anno Dracula

Kim Newman

Editora Aleph 

Sinopse:

Conde Drácula não sucumbiu diante de Van Helsing e de seus destemidos companheiros. Ao contrário. O Rei dos Vampiros derrotou-os, desposou a Rainha Vitória, nomeou discípulos para funções burocráticas do Império e espalhou sua linhagem sombria por toda a Inglaterra. No coração da Londres vitoriana, um assassino está mutilando jovens vampiras e ameaçando a estabilidade do novo regime. Seu nome, Jack, o Estripador.
Sofisticado e original, Anno Dracula recria um universo extraordinário no qual transitam os mais diversos – e improváveis – personagens, todos reunidos sob a névoa que inebria a imaginação do leitor. Uma aventura sarcástica e sangrenta que eleva Kim Newman à condição de mestre da literatura de horror.


Resenha:

Anno Dracula é uma narrativa deslumbrante onde Kim Newman reinventa o mito vampiro.
Uma trama "incrivelmente revirada" que joga por terra aquela opinião formada e romantizada sobre a criatura "sensual e sedutora" do vampiro.

Kim Newman reuni dentro do contexto personagens emprestados, tanto reais quanto fictícios de outras obras literárias famosas, filmes e seriados, nos lançando diretamente à um mundo subjetivo criado pelo autor. O faz de uma forma tão impressionante que podemos reviver tais personagens em diferentes situações e atitudes e em nenhum momento repetitivas.

Ele nos enleva em uma narrativa eletrizante, recheada de surpresas, onde as criaturas criadas por Drácula, se tornam seres monstruosos que sofrem transformações assustadoras.

Aqui, Drácula - Vlade - o empalador extermina seus perseguidores, principalmente Abrahan Van Helsing, desposa a Rainha Vitória e a transforma em vampira, começando assim a reinar em Londres cercado por suas crias, cada qual com um  cargo burocrático por toda Inglaterra, onde vampiros não são mais obrigados a viver incógnitos.
Tanto "quentes" como são chamados os não transformados como vampiros vivem em contato constante na sociedade.

Drácula, aparece mais no final da trama e a narrativa gira em torno de seu governo; um assassino com o codinome de Jack o Estripador que passa matar somente prostitutas vampiras, um clube chamado Diógenes e Charles Beauregard membro do clube que passa a investigar os assassinatos cometidos por Jack e uma vampira anciã que não faz parte da cria de Drácula com o nome de Geneviève Dieudonné.

Temos muita conspiração, traições, muito sangue, assassinatos e rebeliões e um plano muito bem arquitetado para destituir Drácula do trono e livrar os "quentes" de sua tirania e abuso.

Uma trama em ritmo e acontecimentos acelerados, com personagens criados de maneira excepcional, alguns com requinte de crueldade, outros, mais sentimentais, dando início a um romance em meio ao pandemônio.

Kin Newman prende o leitor do início ao fim sem esforço, nos arrasta para uma época vitoriana conturbada e agressiva, um mundo e acontecimentos totalmente diferentes até então.

Fantástico. Surreal e brilhantemente único.

Tenho que dizer que a Editora Aleph me surpreendeu.
No final da obra contamos com um guia de personagens informando ao leitor sobre cada personagem e suas participações em outras obras e quais são reais e fictícios e um explicativo maravilhoso à edição brasileira que leva o título de Velhos Heróis, Nova mitologia. As páginas amarelas ótimas para leitura.
A capa é linda e refinada como toda a história.


Essa resenha foi escrita originalmente por mim para o blogue Escrev' Arte no qual sou colaboradora.


Image and video hosting by TinyPic

2 comentários

  1. Oi Luiza,

    Obrigada por comentar e me seguir, te segurei também!

    Sim, realmente as edições da Editora Aleph estão surpreendendo cada vez mais!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Joi!!

    Obrigada pelo comentário!!

    O livro é ótimo, como sou fã do tema, achei maravilhoso!!

    Bj

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!