# Resenha - Anno Dracula - Kim Newman - Editora Aleph

Olá!!



Anno Dracula

Kim Newman

Editora Aleph 

Sinopse:

Conde Drácula não sucumbiu diante de Van Helsing e de seus destemidos companheiros. Ao contrário. O Rei dos Vampiros derrotou-os, desposou a Rainha Vitória, nomeou discípulos para funções burocráticas do Império e espalhou sua linhagem sombria por toda a Inglaterra. No coração da Londres vitoriana, um assassino está mutilando jovens vampiras e ameaçando a estabilidade do novo regime. Seu nome, Jack, o Estripador.
Sofisticado e original, Anno Dracula recria um universo extraordinário no qual transitam os mais diversos – e improváveis – personagens, todos reunidos sob a névoa que inebria a imaginação do leitor. Uma aventura sarcástica e sangrenta que eleva Kim Newman à condição de mestre da literatura de horror.


Resenha:

Anno Dracula é uma narrativa deslumbrante onde Kim Newman reinventa o mito vampiro.
Uma trama "incrivelmente revirada" que joga por terra aquela opinião formada e romantizada sobre a criatura "sensual e sedutora" do vampiro.

Kim Newman reuni dentro do contexto personagens emprestados, tanto reais quanto fictícios de outras obras literárias famosas, filmes e seriados, nos lançando diretamente à um mundo subjetivo criado pelo autor. O faz de uma forma tão impressionante que podemos reviver tais personagens em diferentes situações e atitudes e em nenhum momento repetitivas.

Ele nos enleva em uma narrativa eletrizante, recheada de surpresas, onde as criaturas criadas por Drácula, se tornam seres monstruosos que sofrem transformações assustadoras.

Aqui, Drácula - Vlade - o empalador extermina seus perseguidores, principalmente Abrahan Van Helsing, desposa a Rainha Vitória e a transforma em vampira, começando assim a reinar em Londres cercado por suas crias, cada qual com um  cargo burocrático por toda Inglaterra, onde vampiros não são mais obrigados a viver incógnitos.
Tanto "quentes" como são chamados os não transformados como vampiros vivem em contato constante na sociedade.

Drácula, aparece mais no final da trama e a narrativa gira em torno de seu governo; um assassino com o codinome de Jack o Estripador que passa matar somente prostitutas vampiras, um clube chamado Diógenes e Charles Beauregard membro do clube que passa a investigar os assassinatos cometidos por Jack e uma vampira anciã que não faz parte da cria de Drácula com o nome de Geneviève Dieudonné.

Temos muita conspiração, traições, muito sangue, assassinatos e rebeliões e um plano muito bem arquitetado para destituir Drácula do trono e livrar os "quentes" de sua tirania e abuso.

Uma trama em ritmo e acontecimentos acelerados, com personagens criados de maneira excepcional, alguns com requinte de crueldade, outros, mais sentimentais, dando início a um romance em meio ao pandemônio.

Kin Newman prende o leitor do início ao fim sem esforço, nos arrasta para uma época vitoriana conturbada e agressiva, um mundo e acontecimentos totalmente diferentes até então.

Fantástico. Surreal e brilhantemente único.

Tenho que dizer que a Editora Aleph me surpreendeu.
No final da obra contamos com um guia de personagens informando ao leitor sobre cada personagem e suas participações em outras obras e quais são reais e fictícios e um explicativo maravilhoso à edição brasileira que leva o título de Velhos Heróis, Nova mitologia. As páginas amarelas ótimas para leitura.
A capa é linda e refinada como toda a história.


Essa resenha foi escrita originalmente por mim para o blogue Escrev' Arte no qual sou colaboradora.


Image and video hosting by TinyPic

4 comentários

  1. Oi!!
    Nossa, parece ser um livro super interessante mesmo...
    Essa editora também tem me surpreendido, sabia?
    Comprei um livro dela com uma edição tão linda, capa linda... etc...

    SEguindo aqui...

    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,

      Obrigada por comentar e me seguir, te segurei também!

      Sim, realmente as edições da Editora Aleph estão surpreendendo cada vez mais!!

      Bjs

      Excluir
  2. Olá Re tudo bem? Adoro suas resenhas hahhaa não conhecia o dracula de Kin mas fiquei curiosa! Adorei

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joi!!

      Obrigada pelo comentário!!

      O livro é ótimo, como sou fã do tema, achei maravilhoso!!

      Bj

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!