# Resenha - Sob o Céu de Agosto - Gustavo Machado

Olá queridos leitores!




Sob o Céu de Agosto.

Gustavo Machado

Editora Dublinense


Sinopse:
A vida de Otto, pintor sem perspectivas, tem as mesmas cores do céu azul acinzentado dos dias de inverno. Quando a reserva de dinheiro acaba, ele pede um emprego para o amigo de infância, que trabalha para o governo. É essa reviravolta, atuando como instrutor de pintura no Centro Popular de Cultura, que fará com que ele conheça e se envolva com Sophia, uma de suas alunas, casada com um homem perigoso. Confuso, ele é arrastado para essa relação conturbada, sem saber se conseguirá (ou mesmo se quer) salvar Sophia. No mesmo prédio em que mora, outra tentação ronda seu apartamento: a vizinha adolescente Berta, que entre bolos de chocolate e café, também atua como confidente de Otto.


Resenha:

Por coincidência li Sob o Céu de Agosto como Juremir Machado, em uma tarde de Julho, só que na terça-feira, de um céu tremendamente azul.

Quando suas economias começam a ficar no vermelho e seus quadros não estão sendo vendidos, Otto recebe um telefonema do amigo político renomado Teo, que consegue para Otto, um trabalho como professor de artes plásticas no Centro Popular de Cultura da cidade.

Mas, um emprego que a princípio seria uma solução para os problemas de Otto, se torna um problema maior ainda complicando totalmente sua vida quando ele começa um "caso" com Sophia, sua aluna e detalhe- casada com um homem muito violento.

A história é narrada em primeira pessoa e se inicia quando Otto, envolvido em um assassinato, acorda todo machucado em uma cela de delegacia e a seu lado um delegado, chamado Sampaio, que em meio a um cigarro e um copo de café incentiva Otto a narrar tudo que havia acontecido com ele até aquele momento.

Sob o Céu de Agosto é daqueles livros que quando começamos a ler, nos arrasta para dentro da história não nos deixando querer parar em nenhum momento até a última página.

A escrita do autor é simples mas de uma maneira tão intensa que faz com que os acontecimentos e personagens envolvidos cheguem a beirar o real.

Realmente  li o livro em uma tarde, pois não consegui deixá-lo de lado nem por um momento, queria ver onde aquela loucura de Otto e Sophia iria levá-los, sem contar com Berta, a adolescente que vivia no pé de Otto tentando-o de todas as maneiras possíveis em suas aulas de culinária.

Suspense, mistério, sexo e assassinatos. O autor conseguiu juntar todos esses elementos de maneira subjetiva tornando a leitura do início ao fim muito prazerosa.

E no decorrer da narrativa, Gustavo Machado nos mostra, de maneira sutil, que o "poder" em certos casos, ou na maioria deles, se faz valer, não importando como e nem quando, ou quem pagará por algum deslize.

Cheio de suspense com uma boa dose de aventura, paixão e sangue.

A capa do livro é muito bonita, com orelha, páginas amarelas ótimas para leitura, tamanho da fonte excelente, a editora está de parabéns. 

Recomendo.


Image and video hosting by TinyPic

2 comentários

  1. Rê, gostei do enredo da obra logo no começo. A cada novo detalhe citado por você, o interesse apenas aumentou. Gosto de livros do gênero e quando eles conseguem envolver o leitor tudo fica ainda melhor. Vai para minha lista de futuras leituras. :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,

      Obrigada pelo comentário!

      Sim, a narrativa é muito interessante e envolvente, tenho certeza que irá gostar!

      Bj

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!