# Coluna de Olho na Literatura - Uma Semana aos livros Nacionais -Por Ricardo Biazotto






Uma Semana aos Livros Nacionais
Ricardo Biazotto


Olá, leitores!

Não é preciso ser um grande frequentador das redes sociais para saber que a literatura nacional é uma pauta recorrente, seja no Facebook, no Twitter ou em qualquer rede social popular no Brasil. Dia após dia, dezenas de publicações falam da desvalorização dos livros nacionais, das dificuldades enfrentadas pelos nossos autores para alcançar o público leitor, e até mesmo sobre o desprezo que muitos desses leitores ainda sentem pela nossa literatura.

Ao mesmo tempo em que existem grandes defensores, que não medem esforços para mostrar o potencial de nossos escritores, existem também pessoas que acham isso um grande exagero. Não o fato de defender as obras escritas em terras brasileiras, o que deveria acontecer em todas as expressões artísticas, mas a insistência de se dizer que os leitores preferem o que vem de fora.

Exagero ou não, fato é que no próximo dia 25 de julho se comemora o Dia Nacional do Escritor. Segundo o site Brasil Escola, a data surgiu na década de 60, quando Peregrino Júnior (1898-1983) e Jorge Amado (1912-2001) realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro. Desde então, muitas coisas mudaram na vida de quem se dedica aos livros. Melhorias aconteceram e ainda acontecem; mas as dificuldades também estão presentes e isso ninguém pode discordar.

A literatura brasileira é de uma riqueza imensurável. Quem acompanha de perto sabe como existem autores talentosíssimos que se aventuram nos mais variados gêneros literários. A nova geração de escritores tem a companhia de gênios reverenciados no Brasil e no mundo - e que podem servir de exemplo para essa mesma geração que, no futuro, terá a difícil missão de substituir os já imortais representantes do nosso país.

A missão é difícil e o caminho possui inúmeros obstáculos, mas definitivamente estamos em ótimas mãos. Prova disso é a realização de um evento dedicado especialmente aos livros nacionais. Se no passado Peregrino e Amado organizaram o Festival do Escritor Brasileiro, no presente a escritora Josy Stoque (Trilogia Puro Êxtase) organiza a Semana do Livro Nacional, que em 2014 chega a sua segunda edição.

O evento, que será realizado entre 19 e 27 de julho (Programação Completa), terá a participação de mais de quinhentas pessoas apaixonadas pelas letras, incluindo escritores, leitores e blogueiros. Com eventos marcados para 25 cidades espalhadas pelo país, a Semana do Livro Nacional terá inúmeros temas, específicos para cada cidade, e com atividades como workshops, palestras, bate-papos e contação de histórias.


Se no passado os imortais da nossa literatura arregaçaram as mangas e trabalharam na divulgação de seus trabalhos, a atual geração não fica atrás. Na época surgiu o Dia Nacional do Escritor. Hoje temos a Semana do Livro Nacional.




Sobre o Autor
Ricardo Biazotto nasceu em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1993. Membro da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, participou do Vol. 5 da Antologia Literária Pinhalense e da produção do documentário “Edgard Cavalheiro – Vida e Obra”. Publicou nos livros Equinócios de Amor e Amores Impossíveis, da Alcantis Editora, Sonhos (& Pesadelos), da APED Editora, e Dias Contados – Vol. 2, Moedas para o Barqueiro Vol. 3 e Amores (Im)possíveis, todos da Andross Editora. É colunista da Revista Rosa News e moderador do blog literário overshockblog.com.br. Contato: ricardo.sep22@gmail.com.

2 comentários

  1. Muito bacana o panorama que vc deu do surgimento da data. No meu blog também estou divulgando a Semana do Livro Nacional, e a cada dia convidei um autor para indicar um livro que o marcou. Convido vocês a passarem por lá :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu comentário, Rafael. Acho de extrema importância a divulgação da Semana do Livro Nacional, assim como essa ideia de convidar os autores participantes. Vou conferir e certamente encontrar ótimas dicas por lá.

      Abraços!

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!