# Coluna Entre Resenhas com o escritor Ivair Antonio Gomes- Xstranho

Olá pessoas amadas!!!

Espero que tudo tenha sido maravilhoso nesse final de ano e que seja mais ainda nesse início de 2014!!

E para abrir o ano aqui no blog, vamos receber no nosso espaço um colaborador muito especial que é também parceiro aqui do blog!!

O escritor Ivair Antonio Gomes, autor do livro Morte em Dezembro!!!

Sempre que tiver um tempinho,  vai  nos presentear com algum artigo escrito por ele!!

Xstranho,(Ivair), bem vindo ao Entre Resenhas!!!! \o/ \o/ \o/  A sala de Leitura é sua!! 

Sinta-se em casa!!!



Resenha – O Jovem Templário – O guardião do Graal – Volume 1 -       

Olá pessoal,
                A você que nos lê um grande abraço e seja bem vindo.
                Eu sou Xstranho e esta é minha primeira contribuição ao blog entreresenhas.
                Fiquei em dúvida sobre o que escrever,  pois estou lendo alguns livros para tomar como estudo da minha próxima obra. É sempre assim, eu leio muito e dai tiro algumas idéias, que acabam, sem querer, germinando.

                Comprei vários livros pelo site da Estante Virtual onde existe um conglomerado de sebos. Comprei antes do Natal. Alguns já chegaram outros não. Mas hoje não vou falar sobre nenhum deles.

                Minha sobrinha de sete aninhos, Daniela, me deu de presente de Amigo Secreto um livro. Explico, na minha família, como é grande o número de pessoas, mais de 20, e durante o natal nem todos podem dar presentes a todos, a gente faz o Amigo Secreto entre os adultos.

                Bom o livro que ganhei  chama-se “O jovem templário, guardião do Graal – Livro 1” de Michael P Spradlin. 270 páginas, Editora Rocco. Confesso que não sou aficionado por livros de trilogia e séries. Gosto de seriado somente na TV e com pipoca. Ahh e esqueci de dizer, seriados de comédia eu não assisto, sério mesmo. Sei lá, mas as piadinhas parecem sem sentido. Talvez seja a idade, aos 45 não é fácil rir por qualquer coisa.

                Bom, vamos ao que interessa a resenha.
                Como podem adivinhar pelo título a história é sobre cavaleiros templários e nos leva a época de Saladino e Ricardo Coracão de Leão. É a chamada idade das trevas, no final do séc. XII.
                Para quem leu Ivanhoé, de Sir Walter Scott ( um dos maiores escritores que já li), sentirá talvez falta das palavras garbosas e elegantes dos escritores do sec. XVIII e XIX. Deixando de lado as comparações, que não são cabíveis, Spradlin conduz com maestria os diálogos e capítulos do livro, nos levando a uma aventura épica, trazendo a magia e encanto dos tempos onde a bravura, coragem e honradez eram os guias dos homens.

                Tristan vive com os monges em um monastério, Abadia. Ele é um faz tudo ali. Ara os campos, planta as sementes, capina, colhe, cozinha, limpa o quinta, etc.
                Esta é a sua vida desde que foi abandonado em um cesto na porta do monastério ainda bebê, quinze anos atrás. 
              
                Então tudo muda quando um grupo de cavaleiros templários pede um pernoite no monastério. Neste momento Sir Thomas e Sir Hugh Monfort são apresentados ao leitor.

                Enquanto Hugh de Monfort é arrogante e mau humorado, Sir Thomas é amável e gentil. Sir Hugh se apresenta como o comandante daquele regimento e Sir Thomas é seu vice-comandante das tropas. Lendo o livro eu tive a impressão de ver Al Pacino velho e mau encarnando o personagem de Hugh de Monfort. Quando Al Pacino podia correr é claro.
                O jovem monge, que ainda não é monge, pois não fez os votos, é convidado por Sir Thomas a ser seu “ajudante” cavalariço e parte junto com os templários quando estes deixam a abadia.
                Inicia-se assim a vide de Tristan entre os templários. Entre uma batalha e outra ele acaba salvando o Rei Ricardo Coração de Leão, se torna templário, luta no cerco do Acre. E é aqui, no Acre, onde ele tem sua vida mudada novamente.
                Ao ver a batalha sendo decidida a favor dos Sarracenos Sir Thomas incube a Tristan a tarefa de levar o Cálice Sagrado até a Inglaterra.

                Fugindo solitariamente dos Sarracenos liderados por Saladino, Tristan é perseguido e numa nessas perseguições acaba sendo ajudado por um jovem arqueiro que deixou as tropas de Ricardo Coração de Leão. Seu nome é Robard Hode, nascido na floresta de Sherwood, perto do Condado de Nottingham. Reconheceu este amigo de Tristan? Espere, tem mais ainda...

                Em outra cena os dois são perseguidos por um grupo de AL Hashshahim, os assassinos, guerreiros fanáticos. Na luta um desses assassinos é ferido por Robard com uma flecha no ombro. Tristan resolve ajudar este assassino e ao retirar a flecha, com o assassino desacordado, percebe que não é um assassino, mas ‘uma’ assassina.  Ao despertar ela se identifica. Seu nome é Maryam. Conhecem?

                Robard e Maryam acabam ajudando Tristan a fugir de várias situações criadas por ‘Al Pacino’ Sir Hugh. Pois Hugh de Monfort sabe que Tristan carrega consigo o Santo Graal e o quer a qualquer custo.
                O Livro é carregado de ação e com diálogos ás vezes sarcásticos e ás vezes bem humorados.
                Estou no aguardo da leitura do livro 2 pois o 1 me cativou. Em três dias li o livro. Para quem não gosta de livros em série é um bom começo.

                Tristan traz a ingenuidade, a esperança e a bravura de um personagem grandioso. Espero poder ler toda a saga.

                Recentemente tinha comçado a ler a Saga dos Plantagenetas, mas, Putz... 14 bolsilivros da série. Assim não dá né? – É histórico, é legal, mas, quatorze??? É demais. Li apenas os sete primeiros.

                Mas com “O jovem templário’ a história parece ser menor. Ainda bem, para que todos possam ler.

                Falando nisso, se alguém tiver algum exemplar da saga Plantageneta, entre em contato com este ser que vos escreve.

                Bom, creio que por hoje é só.

                Deixem seus comentários, e leiam o livro, promete.


                                                                                    Xstranho.









Image and video hosting by TinyPic

8 comentários

  1. Caramba eu preciso ter esse livro! E ler tbm ... rsrs
    Adoro o tema, e adoro mais ainda diálogos sarcásticos e divertidos :) Senti varias referencias aí, para que gosta muito desse tema vai perceber que os nomes são todos inspirados em algo.Esse Tristan é o mesmo cavalheiro que se apaixona pela Isolde? Ou to viajando? Amo tanto essa historia...
    Deixei um selinho la no blog para vocês! Ele é muito legal viu?
    bjos e se responder me avisa ;)
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/2014/01/tagselo-meta-de-leitura-2014.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê... Feliz 2014....
    E ai menina, como foi a sua passagem de ano... espero que tenha sido tudo bem...
    Saudades de vc...
    Bom o livro não me despertou pela leitura, mas o Xstranho escreve bem e soube elucidar toda a resenha... gostei da empolgação delersrsrs.

    Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Feliz ano novo!
    Parabéns pela parceria! O tal do Xstranho parece que vai acrescentar muito ao blogue, a resenha dele é muito boa.

    Abraços, Challis
    http://acrobatadasletras.blogspot.com.br/2014/01/resenha-memorias-de-um-sargento-de.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê!!

    Achei genial a ideia viu! Bom que a gente conhece mais livros e novas formas de resenha-los. Dou as boas vindas ao Xstranho!!! Ótima resenha.

    Beijos

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela nova parceria entre vocês! E fiquei bem curiosa pelo livro, parece bem interessante. Mas passei para avisar que o blog foi indicado por mim ao selo The Versatile Blogger Award. Para ter mais informações basta acessar o link que leva até o post no meu blog.
    Abraços e Sucesso *-*

    http://entreresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie :)
    Parabéns pela parceria ♥
    A resenha ficou muito boa, mas não é muito o tipo de livro que goste de ler :/
    Beijocas e um ótimo 2014 :D
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!