# Resenha do Livro Réquiem para um Assassino- Paulo Levy- Editora Bússola

Olá seguidores e leitores !!!

Faz um tempinho que não posto uma resenha aqui, não é!?

Mas foi por um ótimo motivo!! Estava terminando a leitura dos dois livros que recebi da Editora Bússola , parceira do blog!!

Hoje vou falar do livro de estréia do escritor Paulo Levy Réquiem para um Assassino e digo que venho me surpreendendo cada vez mais com a literatura policial brasileira que não está deixando nada a perder aos lá de fora!!!

"Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de janeiro. A caminho do trabalho,o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas..."


 Joaquim Dornelas,  se encontrava em um momento difícil de sua vida, tendo que lidar com a separação e a partida dos filhos para o Rio de Janeiro , deixado pela mulher Flávia ,lhe resta somente o trabalho, o cão Lupi e uma diarista que tenta a todo custo entender como Joaquim sobrevive á base do seu famoso mingau de farinha láctea...
E em uma manhã , Dornelas se vê em meio a um mangue resgatando um cadáver desconhecido, sem nenhum sinal de violência aparente, para que a maré não atrapalhe o rumo das suas  investigações.

Junto com sua equipe que é formada por Solano, Lotufo, Caparrós, e Chagas, Joaquim começa suas investigações e vão aparecendo pessoas mais que suspeitas no decorrer da trama,um político, sua secretária , uma prostituta, e um traficante, que a partir daí Dornelas começa a ligar fatos e acontecimentos e com isso surgindo mais pessoas ainda envolvidas com o assassinato direta e indiretamente do morto misterioso.
  
No decorrer da trama Joaquim Dornelas vai dando uma visão de como é realmente e com isso a gente se pega pensando se o personagem é ficção ou de "carne,osso e alma", ele é apaixonante, de um caráter admirável, o escritor conseguiu dar vida ao Delegado e fazê-lo honesto em um mundo com tanta corrupção.

A linha de investigação de Joaquim Dornelas segue um ritmo lento mas sem  se tornar enfadonha, de um raciocínio inteligente, com um suspense que nos faz ficar tentando descobrir quem seria o assassino que age por uma segunda vez , e quando a gente acha que descobriu se vê descartando a possibilidade e partindo pra outra tentativa.

Um fato que me deixou muito satisfeita é que o escritor conseguiu colocar um pouco de romance na trama, que deixou a leitura ainda mais gostosa e emocionante.

E Gente!!! Juro que com o decorrer do livro e conhecendo Joaquim eu tive um ímpeto assassino de estrangular a ex esposa  por deixá-lo tão só e ainda fazer com que ele ficasse longe dos filhos, que tanto o deixava pra baixo!! 
Sorte de Dulce, que sempre teve uma queda por ele e vai poder desfrutar da maravilhosa companhia de Joaquim.

Não posso deixar de comentar aqui que o escritor  tem aquele"quê" que nos deixa relutantes em deixar um pouco da leitura pra amanhã. Ele consegue nos prender durante toda a trama.
E nos leva a diversos lugares com breves descrições dos cenários e isso faz com que a estória fique mais interessante e real.

Foi uma leitura deliciosa, investigativa e misteriosa mas  com um toque sutil de humor e romance ,sem pontas soltas, um início, meio e fim perfeitos!! 

Recomendo!!



Paulo Levy
Editora Bússola





Logo teremos a resenha da segunda aventura do Delegado Joaquim Dornelas e um Bate Papo com o escritor Paulo Levy!!
Aguardem!!













Image and video hosting by TinyPic

14 comentários

  1. Oi Rê!

    Também adorei este livro e estou no aguardo da chegada da segunda aventura de Dornelas aqui na minha caixinha de correio! :)

    Recomendo também a todos!!

    Beijos e boas leituras!

    Nadja Moreno - Escrev'Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadja!!

      Eu já li a segunda aventura do Dornelas e é ótimo também, tão bom quanto o primeiro!! Amei!!

      Beijos
      Rê Souza

      Excluir
  2. Oi linda...
    Eu gosto de leituras que tenham investigação.
    Deve ser uma história boa.
    E ainda é a estreia do autor né.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!!

      É uma ótima estória, você iria gostar com certeza, espero que tenha oportunidade de ler!!

      Beijo
      Rê Souza

      Excluir
  3. Oi Rê, não conheço muito o catalogo dessa Editora, a apesar de gostar de livros desse gênero, ultimamente estou lendo muito romances "água com açúcar" (rs) e nem sei bem o motivo, bom saber que o livro é interessante e conhecer o catalogo da editora também vale a pena.

    Bjks
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty!!

      Então Patty, eu agora estou na fase dos livros policiais, também adoro romances, mas ultimamente ando me deparando com livros tão bons sobre esse tema que não consigo resistir!!

      Li os dois livros do escritor Paulo Levy da editora Bússola e são ótimos, você vai gostar!!

      Beijo
      Rê Souza







      Excluir
  4. Nao é muito meu gênero não mas quem sabe...Gostei de sua resenha.
    Ah, Re cuidado com esse ímpeto assassino viu? (risos)
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Val!!!

    kkk, verdade ,vou me controlar!!(mas tem coisas que despertam nosso lado mau) rsrsrs

    Bj
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruna!!

    Eram poucos os livros nessa linha policial que eu gostava, agora está aumentando minha lista gradativamente, e nossos escritores estão se mostrando tão bons quanto os lá de fora!!

    Bj
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro ainda. Parece ser bem legal. Não sou acostumada a ler esse tipo de livro, mas fiquei curiosa.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!!

      Livro policial também não era muito minha praia, mas ultimamente estou tendo uma queda terrível por eles, e tenho gostado, são maravilhosos de ler!!!

      bJ
      rÊ sOUZA

      Excluir
  8. Li e recomendo...
    Pretendo ler o próximo...já sou fâ de Paulo.
    Precisamos de escritores diferenciados como ele.
    Aproveitem

    André Júnior

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Andre Junior!!

    Obrigada pela visita e comentário!!

    Volte sempre!!

    Beijo
    Rê Souza

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!