# Resenha do Livro Morte em Dezembro -Ivair Antonio Gomes

Olá seguidores e leitores do Entre Resenhas!!!

Meu seguidores e leitores sabem quais são meus estilos literários favoritos, e no caso de livros policiais são poucos os que me conquistam e o Morte em Dezembro foi um deles.

Logo que vi a capa e li a Sinopse fiquei muito interessada em lê-lo e posso garantir que não me arrependi nem um pouco!

"Uma série de assassinatos desconexos chama a atenção de um delegado de polícia pouco antes do maior encontro de líderes das Américas, o Encontro do Mercosul" 


Investigativo. Inteligente. Intrigante .

Cada capítulo do livro corresponde a um dia do mês que começa em 03 de Novembro e termina em 14 de Dezembro.

Depois de dois assassinatos misteriosos e brutais de um jovem e uma prostituta o Delegado da décima sexta Delegacia localizada em Ingleses, Florianópolis, Domingos de Azevedo começa a desconfiar que os crimes estão ligados ao grande encontro do Mercosul.

A suspeita do delegado se afirma quando na autópsia do corpo do rapaz é descoberto que a arma usada, uma faca triangular e rara é identificada como a causadora da morte.

Logo, Domimgos de Azevedo entra em contato com a Polícia do Litoral DBAA  e põe em xeque que os assassinatos têm a ver com a Reunião de Dezembro.
Depois das investigações com relação á faca a perícia descobre que a mesma não é uma arma encontrada no Brasil,é feita artesanalmente por terem pouca demanda e usada somente para grupos de ações especiais das forças armadas em menos de seis países.


O assassino se trata de um profissional que usa disfarces,é muito estrategista ,frio e usa de diversas formas para matar e que  ninguém sabe sua identidade, e que  entra nessa complexa operação para sabotar esse encontro dos maiores líderes políticos do Cone sul .

Vendo a dimensão do problema o delegado junto com a DBEE pede ajuda á diversas Organizações de segurança, Polícia Federal, Cia, FBI, Mossad e Interpol,  que entram nessa caçada frenética a esse assassino que usa o  codinome de Xstranho .

Assim o livro vai seguindo em uma leitura fluída, que nos prende a atenção, foi muito bem elaborado, gostei da escrita do autor,é uma trama inteligente ,minuciosa que envolvem as investigações dos agentes dentro e fora do Brasil, todos as linhas de investigação vão se ligando uma a outra e vão chegando cada vez mais perto do assassino.

Gosto de livros descritivos, principalmente no que se trata de locais e  paisagens isso enriquece a leitura e nos permite viajar melhor e Morte em dezembro é assim, descritivo, recheado de detalhes desde locais no Brasil, como no Chile, Espanha, Itália, Montes Cárpatos e no Irã.

É um livro para se ler com muita atenção  é complexo devido as investigações minuciosas, vários agentes em vários lugares. E é isso que o torna interessante e inteligente.

Meu personagem preferido foi Marcelo da Silva, ex espião da Cia que se torna indispensável na trama junto com o Delegado Domingos de Azevedo e nas investigações devido seu senso de observação, inteligência e coragem.


Segue um trecho do livro para vocês terem uma ideia:

"...compenetrado em seus afazeres e pensamentos ele não percebe o vulto na janela.
Quando se dá conta disso é tarde demais.
Ainda tenta pegar a arma em sua maleta,mas o homem mascarado á sua frente é mais rápido.Mortalmente rápido.
Apenas um golpe e Marcos de Lima vê tudo escurecer.Caiu ao chão. Levou as mãos ao pescoço .Sentiu uma dor lancinante. Tenta gritar mais não consegue.É como uma bola estivesse em sua garganta impedindo qualquer som de sair.Escuta um baque.Percebe então que está no chão.Abre os olhos com extrema dificuldade e leva os dedos ao pescoço destroçado..."

É isso aí gente!! Recomendo.





Morte em Dezembro/Ivair Antonio Gomes.

Editora Dracaena.

1.Ficção.Policial.Suspense

ISBN 978-85-8218-102-87

Onde encontrar: 


                                       Cia dos Livros 

                                       Editora Dracaena

                                       Saraiva
                               

Image and video hosting by TinyPic

9 comentários

  1. Olá Donnefar Skedar!!

    Obrigada pela visita e comentário :)

    Claro!!Será um prazer pra mim!!

    Beijos
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  2. Rê adorei a resenha, esse é o tipo de livro que adoro ler, com uma boa trama e personagens, e sem enrolar muito na história. Infelizmente livros nacionais nesse estilo estão bem escassos, e a maioria prefere ficar no estilo 'mocinha apatetada encontra o amor', na tentativa de vender mais livros.
    Obrigado por mais essa dica de leitura.
    Bjs
    Nel
    Mais um blog sobre livros

    ResponderExcluir
  3. Olá Nel!

    Obrigada pelo comentário!!

    Eu gostei muito desse livro também,foi pra minha estante como um de meus favoritos.

    Beijo
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriano!!

    Obrigada!!

    AH mas vale a pena você arrumar um espacinho nessa lista para o Morte em Dezembro!!

    Volte sempre!!

    Beijos
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica!!
    Obrigada pela visita !!
    Vou conhecer seu espaço e te seguir também!

    O livro Morte em Dezembro é ótimo, gostei muito!!

    Jéssica A Livraria 24 do Mr.Penumbra é apaixonante eu estou amando,acho que você vai gostar.

    Beijo

    Rê Souza

    ResponderExcluir
  6. Marcus Riosjunho 27, 2013



    Rê: Estou lendo o livro também, e concordo contigo em todos os pontos da resenha, exceto que na questão do descritivismo, que em um ou outro ponto não seriam necessários. Mas a trama policial é muito bem armada, o autor conseguiu montar um tabuleiro de xadrez perspicaz, inteligente e onde, bem ou mal, Marcelo Silva e Domingos de Azevedo precisam trabalhar juntos para chegar à solução, e pra isso há necessidade de passar por cima do próprio passado, em prol do bem comum. Recomendadíssimo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcus!!

    Obrigada pelo comentário e visita!

    Na questão em que você se refere ao "descritivismo" eu sou um pouco obcecada por isso,eu adoro quando pego um livro e está tudo descrito nos mínimos detalhes,( então sei que isso para alguns leitores não seria tão necessário em um ou outro ponto), mas eu preciso disso pra poder sentir o que estou lendo e processar tudo na minha mente.
    A trama é inteligente mesmo! Como eu disse o livro foi pra minha estante como sendo mais um dos meus preferidos, que confesso sendo policial, esse é o terceiro.

    Beijo
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  8. Rê, concordo com você: é um livro complexo.
    Acho que não esperava esse tipo de complexidade, e em alguns momentos foi um tanto difícil se acostumar com isso, mas claro que é um bom livro e o autor fez um ótimo trabalho ao elaborar sua investigação.
    Só acho uma pena ter passado tantos erros de revisão na edição :/

    Parabéns por sua resenha e blog.
    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!!

      Obrigada pelo comentário!!

      Olha eu me envolvi tanto com a leitura que os erros que encontrei foram mínimos, acho que de pontuação,não lembro agora, não atrapalhou nem um pouco a leitura, por tanto achei sem necessidade comentar na resenha, eu não sou tão ligada assim a erros mínimos ,só comento quando são grotescos!!
      Que não foi o caso!!

      Beijo
      Rê Souza



      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!