# Entrevista com Ivair Antonio Gomes- Autor do livro Morte em Dezembro.



Olá seguidores e leitores do Entre Resenhas!!

Hoje é dia de conhecer melhor nosso novo escritor parceiro e como surgiu seu livro Morte em Dezembro!!

1. Quem é Ivair Gomes?


Nasci em Campinas do Sul, RS, a  44 anos.   Já fiz de tudo na vida.  Na verdade comecei a trabalhar muito cedo.  Meu pai foi trabalhador de usina hidrelétrica(barrageiro, no popular) e vivia viajando, mudando de um lugar para outro. Moramos no interior do Mato Grosso, no interior de São Paulo, no Paraná e a mais de 25 anos fixamos residência neste estado tão acolhedor que é Santa Catarina. Essa constante mudança de ares, me trouxe muitos infortúnios, mas no final das contas ganhei mais que perdi. Ganhei o conhecimento das culturas locais, um modo peculiar de ver as pessoas e seus costumes. Aprendi muito nessas viagens e moradias esporádicas. Estou casado com uma esposa maravilhosa que me ajuda e incentiva nos meus projetos, sejam eles literários ou não. No momento sou bancário.  

2. Ivair, quando foi que você começou a escrever?

Que eu me lembre, foi aos 16, 18 anos. Escrevia muita poesia. Eu vivia apaixonado. Era só uma menina bonita sorrir para mim e pronto. Já estava apaixonado. Escrevia então dezenas de poemas para ela. Eu era muito tímido. Por causa do meu porte físico, pequeno e magrela. Hoje alguma coisa mudou e não foi a altura (risos).

3. E os romances ,como você começou a escrever os romances?


 Então, em meados dos anos 90, lá por 1997 eu comprei meu primeiro computador. E logo entrei em um grupo de lista de contos .Lá tinham pessoas de 15 a 45 anos, de todos os lugares do Brasil, das mais diversas profissões. O pessoal escrevia, todos liam e depois enviavam comentários. Ali eu comecei a escrever os primeiros contos. Recebi alguns elogios e também muitas críticas construtivas que me auxiliaram a podar meus erros. Então eu comecei a escrever contos mais longos e em seguida comecei a reescrever pequenos contos, que já havia publicado na net, transformando-os em algo maior.

4.  Como você cria seus enredos, seus personagens, como é sua construção literária?

Bom, eu sempre pesquiso muito antes de escrever. Mesmo durante a escrita, estou escrevendo e pesquisando, mudando algo, alterando um cenário, mudando o comportamento de um personagem, pois os personagens  “vivem’, tem uma vida e como nós eles podem mudar de atitude de um momento para outro. Meus personagens são de carne e osso, tem dor de coluna, como em “Dias Difíceis”, tomam remédio como em “Morte em Dezembro” , mas tomo cuidado para eles não serem piegas demais, chatos demais, corretos demais. Pois isso se torna uma ilusão. Gosto dos personagens sarcásticos, com senso de humor.

5.  Quanto tempo você leva para escrever um livro?

Olha, depende muito. Se é algo mais cotidiano, posso escrever um conto em dois ou três dias, mas se é algo mais refinado que envolve questões mais densas a coisa é mais longa. Já escrevi dois contos em uma semana. Assim como levei dez anos para finalizar Morte em Dezembro, e outros dois anos para compor Dias Difíceis que tinha inicialmente 720 páginas e reduzi para 519. E Dias difíceis eu pesquisei muito mais que Morte em Dezembro. 

6. Você está lançando o livro Morte em Dezembro pela Editora Dracaena, fale sobre esse trabalho.

Bom, Morte em Dezembro nasceu em minha cabeça após ler ‘O dia do Chacal” do Frederick Forsyth. Foi ali que me deu um insight. Principalmente porque já havia sido anunciado o encontro do Mercosul aqui em Florianópolis para o ano de 2000. Então eu corri atrás. Fui a vários locais que poderiam servir de possível localização onde um atirador se posicionasse para um tiro certeiro. Temos aqui no centro de Florianópolis o antigo Palácio do governo que fica na praça dos três poderes, fui lá de madrugada, fiquei olhando os prédios, virava de um lado para o outro e ficava imaginando o que poderia ser feito. Onde o assassino poderia ficar para atirar. Primeiramente pensei em fazer ali a cena da tentativa do assassinato. Ao ar livre.  Com a mudança da sede do Governo para outro local, tive que fazer umas modificações no livro. 

7.Foi isso que ocasionou a  demora para o livro ficar pronto?

Não só por isso. Foi um relapso meu. Tive outros objetivos na vida. Priorizei outras questões. E quando retomei a escrita dele tive  que fazer várias alterações e adaptações no livro. Fiz e refiz o caminho do assassino. Alguns locais que cito no livro, infelizmente hoje já não existem mais. Mas  para não prejudicar a história não quis mudar, pois senão seria um livro totalmente novo. Na época fiz várias pesquisas junto a PF e a policia civil, a secretária de segurança, tentando trazer ao leitor um pouco da realidade destas instituições. 


8. E porque só agora o livro ficou pronto?

Na verdade eu tenho cinco romances inacabados, o Morte em Dezembro era apenas mais um. Eu não via perspectiva de lançamento do livro. Então deixava engavetado, coloquei a muito tempo atrás na internet alguns trechos do livro. E no ano passado devido a algumas circunstâncias, comecei a mexer no livro novamente. Então surgiu o convite da Dracaena, na pessoa do Léo Kades e aqui estamos nós.

9. Fale mais do seu livro.

Bom, como eu disse eu busquei muitas fontes e informações. O assassino do livro é um personagem muito astuto e perigoso. Tive que ler bastante sobre crimes cibernéticos, sobre novas tecnologias, e também ataques bioterroristas e mesmo organizações terroristas ao redor do mundo. E descobri também muita coisa pela internet. Fui fundo tentando encontrar informações sobre órgãos e departamentos policiais dentro e fora do Brasil.  O livro mostra a dificuldade que os órgãos internacionais e nacionais tem para identificar um assassino enviado ao Brasil para boicotar o encontro do Mercosul, usando para isso de métodos letais, muitos deles inovadores. E apresenta o cenário das ilhas onde Robinson Crusoé foi encontrado, no Chile, como mostra com detalhes um pouco da vida do porto de Vigo na Espanha, onde o assassino pode ter passado algum tempo. E tem como tema central a cidade de Florianópolis, onde o  morador local irá encontrar muitos lugares conhecidos descritos no livro. 

10.  Como foi o processo para chegar até a editora Dracaena.

Eu recebi um e-mail do Sr Léo Kades, o editor da Dracaena. E ele se mostrou interessado em lançar o livro. Fiquei meio receoso no primeiro momento pois no passado tive problemas com algumas editoras que trabalham sob demanda. Mas o Léo soube me fazer entender que esse projeto era diferente. E assim fomos conversando e aos poucos a coisa se ajustou. Gostei muito da forma como tudo foi conduzido. O Léo me ligava e me informava do que estava acontecendo, dos passos da formação do livro. Hoje o livro está aí, pronto para os leitores desfrutarem. 

 11. Que recado você gostaria de deixar aos leitores do livro Morte em Dezembro.

Ler ainda é a maior aventura que você pode viver. Com a leitura você viaja, conhece lugares e pessoas. Leia mais, aprenda mais. Não importa sua idade, sempre é tempo de aprender. E aos jovens eu gostaria de pedir que desligassem um pouco dos games e se ligassem nos livros. Quem lê fala mais e melhor, além de aprender a escrever.

É isso pessoal.. Já deu pra conhecer um pouquinho do nosso novo escritor parceiro!!

 Obrigada Ivair por dividir com a gente um pouquinho de você!!

Image and video hosting by TinyPic

10 comentários

  1. Oi Rê.
    Admito que esse título ainda não tinha chamado minha atenção, mas gostei de saber mais sobre o recesso de criação da história, e agora fiquei curiosa para saber mais sobre o livro, até por que parece ser bem meu estilo de leitura.
    Ou seja, mais um para minha lista de futuras leituras. hahaha

    Bjs.
    Nel
    Mais um blog sobre livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nel!!

      Então..Achei mesmo que você iria gostar da história, é bem o estilo de livro que você gosta!!

      Confesso que estou a mil por hora na espera pelo livro para poder ler e resenhar aqui pra vocês!

      São poucos os livros nessa linha que me chamam a atenção e esse digo que fiquei super interessada em ler!

      A capa e a Sinopse achei 'eletrizantes'

      Beijos
      Rê Souza

      Excluir
  2. Oi Rê..
    Como vai?
    Vi seu recadinho hoje no menu parcerias de meu blog.
    E já coloquei seu banner no meu blog, como minha parceira.
    Fico feliz e agradecida que quis o meu blog como parceiro.

    Nossa ele demorou 10 anos para finalizar este livro. Deve valer a pena ler então.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia!!

      Vou bem!!

      Seu banner também já está aqui!!
      Imagina!! Achei fofo seu blog, gostei muito!!

      Com certeza, e logo teremos resenha dela aqui!! Aguarde!

      Beijos
      Rê Souza

      Excluir
  3. Oi Rê, obrigada por seguir meu blog, já te retribui seguindo. Bjinho
    Luh
    bisbiblogando

    ResponderExcluir
  4. Olá Luana!!

    Obrigada!!
    Volte sempre.

    Beijo
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  5. "Escrevia muita poesia, vivia apaixonado"

    Ah, encantada!!!! :D

    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Karla!!
    Obrigada pela visita e comentário!!

    É o tipo de coisa que encanta mesmo a gente!! Também adoro poesia!!

    Beijo
    Rê Souza

    ResponderExcluir
  7. Marcus Riosjunho 27, 2013

    Por trás das pequenas cidades, das boas e más experiências de vida e da leitura a gente encontra em cada recanto desse país um grande escritor. Muitos não tem a oportunidade de publicar um livro ou poema sequer, mas eu realmente fico muito feliz que essa oportunidade foi dada ao Ivair, olhando para suas palavras na entrevista e, principalmente, para o esforço de escrever uma obra em 10 anos. Como escritor, sei que quanto mais tempo ficamos longe de uma obra inconclusa, mais difícil é continuá-la sem deixar fios soltos pela trama do texto. Parabéns a você Ivair e a cada escritor/leitor desse blog, pois é através de vocês que a vida se faz mais vívida e verossímil aos olhos e mentes sedentos de quem precisa, e todos precisamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus Rios!

      Obrigada pelo comentário!!

      Volte sempre que quiser!

      Beijo
      Rê Souza

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!