# Literatura Grega - Artigo

Olá pessoas queridas!!!

Sonho  um dia  conhecer a Grécia, fico em busca de lugares, ilhas pela internet por curiosidade e me deparei com um artigo nesse site sobre literatura Grega,  Curso Grego.com que achei super legal,  então resolvi postar aqui!!





Literatura grega

Durante um período de mais de mil anos, os gregos criaram uma literatura de tal qualidade que poucas vezes se igualou e nunca se superou até o dia de hoje. Os escritores gregos criaram obras, em poesia, tragédia, comédia ou história, que inspiraram, influenciaram e mudaram a seus leitores de todas as épocas.





As criações gregas se dividem em:

Épica:

Por volta do ano 700 a.C Homero escreveu duas épicas conectadas, a Ilíada e a Odisea. a Ilíada é a história da guerra de Troya, se centra em Aquiles que era o ideal de heroi grego, é pura tragédia. E a Odisea é uma mistura de tragédia e comédia, é a história de Odiseo que depois de dez anos lutando na guerra, passou outros dez anos navegando de volta a casa. As duas obras se baseiam em lendas antigas e utilizam uma linguagem simples, direta e elouquente. Ambas ficaram tão interessantes hoje, como podiam ser naquela época.
As épicas são poemas argos que contam a história de um herói. Uma épica do oeste da Asia, que se escreveu uns 2500 anos a.C, é a épica de Gilgamesh. Outra muito conhecida é a romana do século XIX a. C, a Eneida de Virgilio.

Poesia:

Dois exemplos da poesia grega são: a Teogonía de Hesíodo, os trabalhos e os dias do ano 700 a.C aproximadamente. Também tem vários poemas curtos de Arquíloco e Safo por volta do ano 600 a.C.
O primeiro dos poetas líricos foi Arquíloco de Paros em 700 a.C. Só se conservam alguns fragmentos de sua obra como é o caso da maioria dos poetas. Os dois poetas mais importantes foram Safo e Píndaro. Safo (610-580 a.C), a poetisa grega, era admirada pela beleza de sua escritura, seus temas sempre eram pessoais e sua obra é a única da literatura femenina que se conserva hoje em dia.

Teatro:

O teatro se dividia em tragédia e em comédia, e igual que a poesía se escrevia em versos. As tragédias mais antigas que se conservam são as de Esquilo, por volta do ano 500 a.C. Também se conservam tragédias escritas por Sofocles do ano 450 a.C e por Eurípides do ano 425 a.C. Aristófanes foi o autor das comédias mais recentes do ano 425 a.C; Menandro também escreveu comédia, só que mais tarde, pelo ano de 350 a.C.

História:

As obras históricas mais importantes que se conservam são a de Heródoto e Tucídices. Por volta do ano 450 a.C, Heródoto escreveu a história das guerras perssas. Turídices, no ano 400 a.C, escreveu sobre a guerra do Peloponeso. Depois desta guerra Jenofonte escreveu sobre as aventuras que viveu sendo mercenario para os perssas. Durante a ocupação romana na Grécia, Pólibo escreveu uma história sobre Roma na Grécia. Todas as obras de história estavam escritas no verso.

Tratados e diálogos filosóficos

A primeira obra filosófica la escreveu Platão pelo ano 380 a.C, era um diálogo de várias pessoas. Mais tarde, Platao e seu discípulo Aristóteles, escreveram vários livros filosóficos sem forma de diálogo.

Oratória: discursos legais e políticos

Os primeiros discursos que encontramos são do ano 300 a.C. Os escritores de discursos mais conhecidos eram: Lisias, Isócrates e Demóstenes. 

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!