# Resenha do Livro As Flores do Ruanda- Adelson Correia da Costa

Olá pessoas queridas!!

Hoje temos resenha do livro As Flores do Ruanda, do escritor parceiro aqui do blog, Adelson Correia da Costa!!

Quase não ouvimos falar ou sabemos exatamente onde fica Ruanda e também mal nos lembramos de uma guerra civil sangrenta que dizimou milhares de pessoas na África Central.

Um país com etnias diferentes que lutam entre si, Hutus, Tútsis e Twas.
Onde os Twas conta com menor grupo onde é mais descriminado e a tribo que mais sofre injustiças dentro da nação.

Realidade e ficção é misturada dentro da narrativa do autor que nos leva à um passeio de montanha russa de emoções onde o sobe e desce oscila entre tristeza, revolta,ódio e compaixão. 

Nos conta também sobre uma doutora rica que é enviada pela Cruz Vermelha para trabalhar em Ruanda e assim que chega desperta simpatia pelos Twas  e entra em confusões em defesa deles.
Daí em diante Isabelle se mostra mais determinada em lutar para tentar amenizar as tragédias que assolam essa tribo dia a dia.

No decorrer da leitura, a gente para e pensa que por mais que alguns fatos possam ser fictícios a realidade e a verdade está ali estampada, nos mostrando que mortes existiram, mulheres foram brutalmente violentadas, com alma em frangalhos, rejeitadas, sozinhas, uma epidemia do vírus HIV dizimando, sugando a vida vagarosamente, quanto massacre; terra não mais, somente um mar imenso de sangue.
Tudo isso aconteceu...

Poder?... Eu me pergunto...

Talvez ...Ignorância de mãos dadas com a maldade...

Digo... Não somente ignorância cultural incapaz de aceitar as diferenças , mas, ignorância da Alma...Irracionalidade...


Um livro forte, pesado em algumas narrativas, foi o livro que mais demorei a ler, tive que parar e dar uns intervalos durante a leitura, fatos reais, me chocam, mesmo com uma boa dose de ficção... E com certeza uma resenha difícil de fazer, pois geralmente eu expresso o que sinto do que leio, e você pensar que aquilo tudo aconteceu é muito chocante, você tenta se transportar dentro da estória para tentar sentir o drama de cada sobrevivente, cada dor física e emocional é muito intenso...difícil descrever aqui totalmente os sentimentos...

Quantas mulheres,homens e crianças, abusados física e emocionalmente é tão revoltante e inaceitável como seres humanos podem chegar a ser tão brutais para impor poder, não aceitar diferenças, não ter compaixão pelos mais fracos.

Foram 427 páginas de emoções fortes e chocantes, a escrita do autor é simplesmente linda e rica em detalhes, Adelson escreve muito bem, consegue passar pra gente cenários e emoções reais, nos envolve na leitura e cada página é devorada para poder chegar ao final...

Gostaria de ter acesso a alguma outra obra dele mais leve e romântica, sem muita realidade, tenho certeza que seria maravilhosa também, só que mais relaxante.

Recomendo, mas, lembrando que é uma leitura intensa e forte.



 Quer saber mais?

Visite o blog do autor

Blog do Autor






Image and video hosting by TinyPic

12 comentários

  1. Oi Re passei aqui pra avisar que estou de volta ao blog e pra dizer que mudei o url do blog então segue aqui o novo link http://meulivromeutudo.blogspot.com.br e lá tbm está a nova caixinha de link-me se ouder trocar ficaria muito feliz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla!!

      Estarei visitando seu novo blog, e troco seu banner também!!

      Bj
      Rê Souza

      Excluir
  2. Oi Rê.
    Nossa agora fiquei com vontade de ler esse livro. Gosto quando os autores conseguem fazer uma boa mistura entre fatos e ficção, torna toda a história bem mais interessante. Sem contar que nesse caso, temos algo que assim como o holocausto durante a segunda guerra mundial, não deve ser esquecido, para que nunca mais volte a se repetir. Então livros, mesmo que de ficção que abordam o assunto e fazem com que as pessoas reflitam sobre essas atrocidades, são muito importantes.
    O autor está de parabéns por ter escolhido abordar esse assunto.

    Bjs.
    NeL
    maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nel!!

      Concordo com você, são acontecimentos que esquecemos por não serem tão comentados, o holocausto ainda a gente houve e vê sempre algo a respeito como matérias e reportagens que nos levam de volta à esse terror e atrocidade e nos choca toda vez que recordamos, mas a guerra civil de Ruanda, quase nem se vê falar a respeito, então o autor nos trouxe essa realidade junto da ficção e nos permite saber um pouco mais sobre essa sangrenta guerra que dizimou milhares de pessoas.

      Bj
      Rê Souza

      Excluir
  3. O livro parece interessante, é bom esse livros fortes! (com uma boa distância de um para o outro, é claro)

    Honestamente esse livro me deixa bastante curiosa

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!

      Também concordo, são livros que abordam temas reais e a realidade nem sempre é suave não é? Por tanto devemos sim dar um espaço de tempo entre uma leitura e outra pois os acontecimentos chocantes e reais mexem com a gente.

      Bj
      Rê Souza

      Excluir
  4. Oi, Rê, obrigado pelas palavras amigas. Adorei sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson!!

      Sucesso pra você!!

      Beijo
      Rê Souza

      Excluir
  5. Oi Rê,

    Gostei muito da resenha, parece ser um livro triste pela realidade que narra.

    A capa ficou muito bonita também!!!

    Beijoss


    http://preferiaestarlendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora!

      É um livro cheio de fortes emoções, e por ter tido um fato real como "pano de fundo" para a história é muito intenso e com fatos reais muito tristes mesmo!

      Bj

      Excluir
  6. Oi, Rê!

    Seu blog sempre me apresentando novos livros e escritores Brasileiros!
    Ainda não conhecia esse livro, mas parece mesmo ser interessante.

    Parabéns pela parceria e parabéns ao escritor. :)

    Beijoss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!!

      É muito bom e intenso esse livro!!

      Obrigada!!
      Beijos

      Excluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!