Resenha do Livro-Helena de Troia- Francesca Petrizzo



A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre aqueus (um dos povos gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra, que durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.

Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Troia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Troia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organiza-se um poderoso exército. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Troia.


O cerco grego à Troia durou cerca de 10 anos. Vários soldados foram mortos, entre eles os heróis gregos Heitor e Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar).

A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tróia até sua destruição.

Os eventos finais da guerra são contados na obra Ilíada de Homero. Sua outra obra poética, Odisséia, conta o retorno do guerreiro Odisseu e seus soldados à ilha de Ítaca.

Mito ou fato histórico?

Durante muitos séculos, acreditava-se que a Guerra de Troia fosse apenas mais um dos mitos da mitologia grega. Porém, com a descoberta e estudo de um sítio arqueológico na Turquia, pode-se comprovar que este importante fato histórico da antiguidade realmente ocorreu. Porém, muitos aspectos entre mitologia e história ainda não foram identificados e se confundem. Mas o que se sabe é que esta guerra ocorreu de fato.
*Fonte-  www.suapesquisa.com

"Helena é meu nome,mas posso ouvi-los chamando-me de adúltera nas minhas costas.
Nasci em Esparta,mas fui embora para Troia por amor. Eles costumam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi,mas eles não estavam lá depois de tudo que passei.Eu estava."

Resenha:

A autora Francesca Petrizzo nos brinda com essa maravilhosa obra que nos traz a versão do que se passa dentro da alma de Helena... a lendária causadora de uma guerra sangrenta  que durou por longos anos.

Helena nasceu em Esparta, foi lhe dado esse nome que significava (destruidora), tinha uma irmã que não lhe amava chamada Clitemnestra, dois irmãos gêmeos,Castor e Pólux, que tão pouco a amava também.
Filha de Tíndaro e Leda, sua mãe apreciava mais a companhia de soldados do que a própria filha, foi sequestrada aos 12 anos por Teseu de Atenas e depois de seu resgate se apaixonou por um soldado que havia liberto das mãos de Teseu, um amor platônico que mesmo depois da morte do soldado sem nome seu fantasma a perseguiu por anos ajudando-a  preencher um pouco sua solidão.
Clitemnestra sua irmã casou-se com Agamêmnon rei de Micenas, ficando somente Helena.
Vivia praticamente envolta em sua solidão, quando o pai resolveu anunciar seu casamento ,conheceu Diomedes,apaixonou-se por ele, mas não se casaram.
Foi forçada a casar-se com Menelau irmão de Agamêmnon sem amor, foi então que buscou nos braços de Aquiles o que não tinha de Menelau,teve uma filha chamada Hermíone,e  não teve coragem de fugir com Aquiles a pedido dele.
Permaneceu em Esparta com o marido, foi em uma cerimônia  dos membros do conselho do rei Menelau que Helena conheceu Páris por quem se apaixonou e fugiu com ele para Troia  Helena não imaginava qual seria seu destino.
Com a fuga de Helena com Páris se desencadeou uma guerra que durou aproximadamente 10 anos.
Lá,. sendo desprezada por Páris conheceu Heitor, que nos braços dele conseguiu encontrar seu verdadeiro amor.

A leitura foi fascinante, eu não sou muito ligada em Mitologia Grega, acho,principalmente que em filmes, são batalhas sangrentas e brutais e como esse tipo de filme não me atrai não me interessava também por livros, mas Helena de Troia me chamou a atenção, e eu não canso de dizer, capa de livro chama muito minha atenção, acho que pra quase todo mundo que gosta de livros capa se torna importante.
Foi uma das coisas que me atraiu no livro além da sinopse é claro.
Helena ,na minha opinião,queria somente uma coisa, encontrar o Amor verdadeiro, aquele com quem você pode viver intensamente e o mais importante poder envelhecer juntos,era levada sempre pela emoção para tentar buscar esse Amor.
Achei emocionante a narrativa da autora, um enredo triste, Helena sofre muito,desde criança,durante o casamento e a busca constante pela felicidade.
O final do livro foi tremendamente triste,na minha opinião, pois no  meu caso que sou muito emotiva, fiquei um bom tempo me sentindo angustiada, já que me envolvo muito na leitura.
Pelo que vocês podem ver pelo meu blog, sou mais livros de Romance, ficção e fantasia com finais felizes.
Mas valeu a experiência,para quem gosta de mitologia grega, é um livro como eu havia dito emocionante, uma bela narrativa sobre Helena de Troia.
É um livro complicado, certas partes do livro são escritas em metáforas, tem que ser lido com atenção por esse lado de duplo sentido.Mas o romance entre Helena e Heitor é simplesmente maravilhoso, que a meu ver foi a melhor parte da narrativa pois assim Helena pode viver seu grande Amor.


Helena de Troia- Memórias da mulher mais desejada do mundo
Romance
Autora: Francesca Petrizzo
Editora- Lua de Papel- Leya


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!