# Resenha - Um Corpo na Neve - A.D. Miller - Editora Record


Olá pessoas queridas!!



Um Corpo na Neve

A.D.Miller

Editora Record

Sinopse:



O SUBMUNDO DE MOSCOU NUM THRILLER ARREBATADOR

Em meio ao boom econômico provocado pela entrada de capital estrangeiro na Rússia, Nicholas Platt é um advogado inglês que atua em Moscou para facilitar empréstimos entre bancos e investidores. No seu trabalho, se depara com um país decadente, onde a corrupção é generalizada e é impossível conseguir qualquer coisa sem conhecer a pessoa certa. Em pleno inverno, Nick se vê atraído por Macha, uma mulher enigmática que conhece durante um assalto no metrô. Na medida em que ele se apaixona, descobre que Macha pode ser bastante perigosa. Ela o guia por uma cidade dominada pela corrupção, onde segredos – e corpos – surgem quando a neve derrete. Ao mesmo tempo, Nick se deixa levar pelas oportunidades sedutoras que o país apresenta, capazes de fazer um homem mergulhar em sua própria decadência moral.




Resenha:

Nicholas Platt advogado, trabalha na área de empréstimos entre bancos e investidores, vive em Moscou a quatro anos durante o governo Putini.

Certo dia na estação do metrô, depois do trabalho indo para seu apartamento, conhece Mecha e sua “suposta” irmã Katia e logo depois começam um relacionamento.

Apaixonado por Macha, com 38 anos de idade, Nicholas imagina que encontrou a pessoa certa para seu futuro e por ela é convencido a ajudar sua tia Tatiana Vladmirovna a se mudar de país.

Em uma Rússia pós-comunismo, onde todo tipo de crime é comum e rotineiro e onde não se pode confiar em ninguém, Nicholas é envolvido em um golpe imobiliário, muito comum na cidade, um uma extorsão bancária e  ajudar um vizinho a encontrar um amigo de desaparecido.

Na realidade, não consegui entender se Nicholas foi ingênuo ao ponto de confiar em uma mulher que mal conhecia em situações bem contraditórias ou, ele se fez de “cego” pelo simples fato de colocar o “desejo à frente da razão e da moral”.

A narrativa é na verdade uma carta, onde Nicholas já de volta a Londres, resolve revelar à sua noiva prestes a se casar- noiva que não chegamos a conhecer na história - todo o ocorrido com ele na Rússia.

Como se sentia sem coragem para contar pessoalmente a ela todos os fatos, resolveu então contar sua história nessa longa carta.

A.D. Miller criou um personagem inicialmente sensível, com sua moral intacta, por assim dizer, mas o convívio de Nicholas com pessoas e lugares nem um pouco !"moralistas", fizeram com que Nicholas se deixasse levar por certas circunstâncias.

No início senti pena de Nicholas por ter acreditado nas pessoas erradas, mas houve momentos que cheguei a odiá-lo, pois parando para pensar todo o ocorrido, Nicholas e sua profissão, em um mundo de negócios tão contrários deixou passar situações claras e assim fazendo, não pensou nas conseqüências disso tudo.

O enredo é excelente, dinâmico, gostei da maneira romantizada que mexe com nossas emoções um tanto quanto contraditórias que o autor escreve.

É uma narrativa fluída, descritiva, que não deixa a narrativa se tornar enfadonha, como é o passado de Nicholas em forma de carta, o leitor poderá achar lento e cansativo, mas afirmo que não. Um Corpo na Neve tem todos os elementos que se espera de um bom romance.

Ele consegue prender o leitor do início ao fim, até porque quando comecei a ler, queria saber aonde tudo aquilo iria dar.

Depois que terminei de ler, fiquei imaginado como a noiva de Nicholas estaria se sentindo com relação a essa exposição da vida íntima e profissional dele, gostaria de saber se ela aceitou tudo e compreendeu, ou, se desistiu do casamento depois da última declaração de Nicholas no final da carta. ( Eu desistiria)

A única coisa que posso dizer com certeza absoluta é que, “existem coisas que é melhor não sabermos”...

Simplesmente Marcante.

Essa resenha foi escrita originalmente por mim para o blogue Escreve'Arte no qual sou colaboradora.



Image and video hosting by TinyPic

Um comentário

  1. Oi Daniela,

    Obrigada pela visita, cometário e me seguir!
    Estarei retribuindo!

    Bj

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!