# Resenha do Livro O Fortim - F.Paul Wilson

Olá pessoas queridas!!

Vamos abrir a semana com a resenha do livro O Fortim do escritor F.Paul Wilson da Editora Record . 

Vale lembrar que esse livro foi publicado em 1981, e é o primeiro livro da série Ciclo do Inimigo .

A narrativa do livro se desenrola durante a Segunda guerra mundial, onde dois comandantes alemães Klaus Woermann e Kaenpffer com ideologias diferentes tentam solucionar  as trágicas mortes que estão ocorrendo dentro de um Fortim, no Passo Dinu-Romênia .

Depois que dois soldados alemães levados pela ganância libertam uma criatura da época da Antiguidade, mortes terríveis e brutais vão acontecendo uma por noite, deixando os soldados e seus comandantes aterrorizados.

A história  gira toda em torno do Fortim e no vilarejo próximo, a descrição do local, chega a ser assustadora, principalmente à noite, quando antes da criatura atacar as luzes vão se apagando lentamente, a névoa , os corpos, tudo se torna muito real e assustador, fica uma sensação de assombro, e confesso que é tão estimulante saber o que está por vir, que não se consegue parar de ler, mesmo tensa, eu queria ir adiante.

Em certos momentos da leitura eu pensei que realmente se tratava de um vampiro, mas depois quase chegando ao fim descobri o que realmente era aquela criatura (vocês vão ter que ler para descobrir ).

Um livro que devo dizer, me surpreendeu, pois no início nos leva a achar que já sabemos do que se trata a história, mas no decorrer da leitura, tudo vai mudando e se encaixando de maneira diferente  e assim,  nos leva a mudar  o raciocínio. E vamos descobrindo que atrocidades cometidas durante séculos na história vão tendo ligações com essa criatura, que participou ativamente de tudo, como, o Armagedom,  participou assiduamente ao lado de Vlad o Empalador, disseminou a Peste Negra no século XIV. 

Temos também, o desenrolar de um romance em meio ao terror, de um forasteiro misterioso que chega à  cidade, com a filha do historiador que foram trazidos pelos alemães contra a vontade deles para decifrar livros antigos  e esses novos personagens se tornam elos importantes no decorrer da história.
Mas não se assustem, não é um romance meloso, água com açúcar não, Magda, seu pai e Glenn, vão ajudar a dar um ar de mistério e suspense durante a leitura.

Única coisa que fiquei um pouco decepcionada, foi o fato de Molasar, o vilão da história, comandar cadáveres, fazendo-os atacar os soldados ainda vivos no fortim, lembrei então dos famosos Zumbis, (tenho que relevar, pois, não sou fã dessa linha Zumbis) pode ser isso que fiquei um pouco decepcionada, mas as cenas descritas no livro tendo  como personagens esses "zumbis" não alterou em nada a intenção do escritor em nos passar uma atmosfera de terror, maldade e suspense. 


"... sabia que estava morto. E contendo... não, não era um morto.
Lembrava-se com clareza de sua morte. Fora estrangulado com deliberado lentidão ali na caverna embaixo do porão nas trevas iluminadas apenas pela fraca luminosidade de sua lanterna caída no chão. Dedos gelados com incalculável força tinham apertado sua garganta,cortando-lhe o ar até que seu sangue lhe explodisse nos ouvidos e ele fosse envolvido pela escuridão..."

" O tempo perdera todo o significado. Exceto quanto à visão,não tinha qualquer comando sobre seu corpo..."



Uma luta entre o Bem e o Mal , de tirar o fôlego !!!


Terrível. Misterioso. Assustador.

Recomendo!!!

Bora procurar os outros livros de F.Paul Wilson.






Image and video hosting by TinyPic

10 comentários

  1. Oi Rê!

    Adorei sua resenha!! Vou colocar na lista de livros que "vou ler com certeza" haha

    Beijos

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja!!

      Coloque sim, não vai se arrepender.
      Bj

      Excluir
  2. Oi amiga..
    Chamou minha atenção já as primeiras lindas de sua resenha, pois gosto dessas histórias de Segunda Guerra Mundial.
    Ainda não conhecia o livro e me interessei pela sua resenha.Muito boa.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!!

      Obrigada!!

      Eu também não conhecia o livro, até que um amigo do meu marido trouxe pra mim ler, confesso que gostei muito, pena ter que devolver :( kk, vou procurar um exemplar em algum sebo pra poder deixar na minha estante, para quando quiser ler novamente!!

      Bj

      Excluir
  3. Oi Ana!!

    Obrigada por me indicar!!

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!!
    Obrigada vou buscá-lo!!

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê.
    Adorei a resenha, já mencionei aqui que sou fascinada por tudo envolvendo a segunda guerra mundial, e se a história envolve terror fica ainda melhor. Só espero conseguir encontrar esse livro, já que foi lançado á tanto tempo.
    Obrigado pela excelente dica de leitura.
    Bjs.
    Nel
    www.maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nel!!

      Espero que encontre mesmo, acho que você iria gostar muito!!

      Bjs

      Excluir
  6. Olá Joaniinha!!

    Obrigada pela visita e comentário!

    Bom que gostou do blog!!

    Visitarei sim, com certeza!!

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Ap Challis!!

    Obrigada!! O livro é ótimo, eu gostei muito!

    Bj

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!