Resenha - As Aventuras do Caça-Feitiço

Série - As Aventuras do Caça-Feitiço
Autor: Joseph Delaney
Editora: Bertrand Brasil

Olá seguidores do Blog Entre Resenhas!!

Eu li o primeiro livro desta série ano passado, e gostei muito. Em seguida descobri que a série já contava com 10 livros (na Inglaterra)!!!!! Hoje sete já foram lançados no Brasil. O filme da série está em andamento.

Não vou resenhar cada um deles hoje, até porque não vou ser fiel à estória toda, já li há algum tempo. Mas segue um breve resumo do que cada um deles trata, em suma, e um comentário pessoal. Ué, até parece uma resenha, afinal.

1. O Aprendiz. 
Tom (Thomas J. Ward) é filho de fazendeiros. Por ser o sétimo filho de um sétimo filho, ele passou a ser aprendiz de um Caça-Feitiço. O Condado é frequentemente ameaçado por seres malévolos - neste volume Ogros e Feiticeiras - e por isso sempre precisam da proteção deles, embora os Caça-Feitiços sejam igualmente assustadores para o povo do Condado.

No primeiro volume a ação começa aos poucos, com alguns testes dados pelo Caça-Feitiço Gregory a Tom, como passar a noite sozinho em uma casa mal assombrada, tendo por tarefa descer, à meia noite, até o porão e enfrentar a "coisa" que por lá vive. Imagine??? Depois vai ficando mais intenso, quando Tom cai em uma armadilha para libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais perigosa do Condado. A Aventura é certa!!

2. A Maldição
No segundo volume entra em cena o Flagelo. Ele se esconde sob as catacumbas da catedral de Priestwon. O Caça-Feitiços já tentou, mas ainda não pôde derrotá-lo. Agora é a vez de Tom colaborar nesta empreitada. Como não bastasse esta tarefa, Tom e Gregory ainda precisam se safar do Inquisidor, que está no Condado para queimar todos que, segundo seus critérios avaliativos, for bruxo. Tom fica extremamente envolvido e precisa tomar providências já,  porque Alice, uma feiticeira que fica muito próxima a ele, é prisioneira do inquisidor.

Neste volume, Tom está ficando mais maduro e começa a conhecer um pouco mais sobre sua tarefa, pois no primeiro volume ele meio que "cai de paraquedas" na profissão. Ainda tem muito a aprender, mas já começa mostrar a que veio.

3. O Segredo
Gregory tem uma casa de inverno em Anglezark. Mas não pense nesta casa com muita sofisticação não. É uma casa assustadora e tem um porão cheio de Ogros e Feiticeiras aprisionadas!!

Neste volume Meg Skelton entra na estória, uma Feiticeira Lâmia que conquistou o coração de Gregory no passado. Morgan, um ex aprendiz de Gregory faz grande diferença na estória deste livro, dando uma tonalidade mais forte, caso contrário ele seria meio água com açúcar. 

Os personagens começam a mudar, Gregory mais rabugento e ranzinza, e Tom um pouco mais maduro, embora muito ingênuo e displicente.

4. A Batalha
No livro 4 a ação volta a ficar mais presente. Os clãs de bruxas resolvem se unir para conjurar o mal, o próprio Demônio encarnado. Evitar esta tragédia é uma tarefa muito difícil para Tom e Gregory.

Além deste tema central, vemos muito acontecer com a família de Tom. Após a morte de seu pai, sua mãe resolve voltar para sua terra e deixa para Tom vários baús em um quarto na fazenda. Muitas coisas acontecem relacionados a estes baús. Para saber, vai ter de ler. (:

Gostei muito do livro 4. Mais emoção e aventura. Nunca dá vontade de parar de ler.

5. O Erro
Este foi o último que li. Vamos a ele:

No volume 5  Tom vai passar uns tempos com um outro Caça-Feitiços - Bill Arkwright, para aprender outras técnicas, adquirir novos conhecimentos. Este novo mestre tem um temperamento difícil, além de conter alguns segredos que Tom, claro, vai acabar descobrindo.

Falando em segredos, algumas coisas sobre Alice vêm à tona, e certamente a relação entre eles não será mais a mesma. Já estamos no quinto volume, e ainda não tenho muita certeza de como vai ficar a relação entre estes dois.

Tom sofre grandes provações neste volume, chegando até a ter a Filha do Mal tramando sua morte. Mas ainda assim achei o mais parado e cansativo. As ações demoram mais a acontecer e quando acontecem são superficiais. Nas últimas páginas fica muito bom novamente, mas, enfim, já são as últimas páginas.

A Série:  
Gosto muito de Tom, Gregory e Alice. Apaixonei-me pela estória e, claro, quero ver até onde tudo isso vai. Ela é feita de altos e baixos, tem momentos extremamente tranquilos seguidos de ação que a gente de fato não sabe como vai se desenrolar. É direcionada ao púbico adolescente, o que deixa a leitura leve e ágil, apesar do tema assustador que se quer dar à trama. A contracapa diz "Não deve ser lido à noite", mas enfim, não é para tanto.

Gostei da vertente do enredo, onde há feiticeiras, ogros, flagelos e todo tipo de mal de um lado, e de outro os Caça-Feitiços. Mas por diversas vezes o caminho de todos se entrelaça, você hora torce pelos Caça-Feitiços, hora torce pelas Feiticeiras e afins. Dá vontade de pedir que, no final, todos se abracem, fiquem amigos e vivam em harmonia e felizes para sempre! Haha.

Delaney narra muito bem o local onde tudo acontece e eu sempre me sentia ali, ao lado de Tom olhando para tudo, quase chegava a sentir os cheiros. Gosto de livros em primeira pessoa por facilitar entendermos os sentimentos e personalidade do personagem, e Delaney novamente é muito feliz na escolha e o faz com maestria. Tom nos deixa dentro da estória com facilidade, além de ser um garoto simples a despeito do grande poder que tem... Ele me cativou.

Sugiro a todos que gostam de aventura, fantasia e suspense que leia a série. Não vão se arrepender.

Beijos a todos!

Boas Leituras.



3 comentários

  1. Adorei sua dica sobre a série.
    Pois sou fã de Fantasia e se esse for o caso, eu acho que vou gostar né ??

    Nossa eu vou colocar na minha lista de desejados.
    E outra coisa linda, eu estou seguindo o seu blog tem um tempinho, mas eu não vi você seguindo o meu ainda =[
    É que quando alguem me segue aparece na lista de linkados. Por isso...

    Mas olha se você for no meu cantinho, curte minha pagina do facebook, linka e me segue que farei tudo isso por você.
    E olha obrigada por ter me apresentado essa série, porque sinceramente eu não conhecia e adorei !!

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana,

    se gosta d Fantasia, ahh, vai gostar sim, é uma estória bem construída, quando ler, coloque seu parecer aqui pra gente partilhar.

    Eu passei pelo seu blog como Nadja Regina e estou seguindo sim, conferi e minha fotinha aparece lá... Somos duas aqui no Blog, eu e a Rê, e ela também está lá. Em todo caso, vou dar uma olhadinha novamente ok?

    Beijos, e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patrícia!!

    Sim, tudo isso! Haha, mas não são livros grandes (21x14cm) com média de cerca de 300 páginas, letra boa, dá para ler rápido. Se você gosta de aventura, vai adorar as missões de Tom e Gregory.

    Beijos. Obrigada pela visita.

    Boas Leituras.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pelo comentário!
Volte sempre!!
Beijocas!!